15 de junho de 2016

Evento da UNIFENAS debate os desafios do professor do século 21

Rosângela Fressato
Professor Dr. Márcio Moterani Swerts: “...é importante sempre estarmos sendo curiosos e sempre estarmos envolvidos com a educação, para que os alunos também sejam”

Mais de 200 educadores do ensino fundamental, ensino médio e educação infantil de Alfenas e região se inscreveram para o Workshop “O desafio de ser professor no século XXI”, evento que ocorreu na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, no sábado, 11 de junho.

O encontro constou de duas palestras e seis oficinas, programação destinada a refletir junto aos presentes sobre as novas tendências da educação e as novas tecnologias de ensino. “Hoje é um dia especial e queremos, juntos, refletir sobre os sucessos e as dificuldades que os educadores enfrentam diante da nova realidade da educação no nosso país e no mundo”, destaca o diretor de extensão e assuntos comunitários, professor Rogério Ramos do Prado. “A nossa proposta é também fazer novas experiências de convivência e aprendizagem”, comenta o organizador do evento, Eduardo Benjamin.

O coordenador do curso de Psicologia, professor Dr. Márcio Moterani Swerts, abriu o encontro proferindo a palestra “o desafio de ser professor no século XXI”, ressaltando que este desafio é ter a perspectiva de que, mesmo sendo professor, o docente precisa continuar a ser aluno, sempre aprendendo mais, cuidando de si.

O palestrante pautou sua fala nos quatro pilares da educação da UNESCO, que são “Aprender a aprender”, “Aprender a fazer”, “Aprender a Ser” e “Aprender a Conviver”. “Nós sempre olhamos para a perspectiva de que é o aluno quem precisa aprender, o aluno precisa fazer; mas nós, professores, também precisamos continuar. É importante a educação continuada, é importante sempre estarmos sendo curiosos e sempre estarmos envolvidos com a educação, para que os alunos também sejam”.

A segunda palestra foi sobre “Aprendendo a ser na diversidade: um resgate à humanização”, proferida pela professora de Libras Maria Cristina Silva. Em seguida foram realizadas as oficinas “Meu corpo, meu objeto de trabalho”, (curso Educação Física), “Vovô viu a uva: inovar para avançar” (curso Ciência da Computação), “Inclusão e responsabilidade social na escola” (curso Pedagogia), “Alimente sua mente” (curso Nutrição) e “Primeiros-Socorros” (curso Enfermagem).

Ouvir e trocar experiências

O professor Eduardo Moreira França veio de Areado para prestigiar o Workshop. Em sua opinião, todos os educadores devem estar, a todo momento, abrindo-se a novas propostas, ao diálogo, a conversas, contribuindo e aprendendo. “E um espaço como este é mais que privilegiado, onde podemos ouvir e trocar novas experiências e, claro, adquirir novos conhecimentos para que possamos mediar estes mesmos conhecimentos nas unidades de ensino onde atuamos”.

Professor Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico da UNIFENAS, enfatiza que a missão da Universidade hoje, além de formar seus profissionais conectados para o século 21, capazes de atuar, transformando a realidade em que eles estão inseridos, é desenvolver também profissionais ou aqueles formadores do ensino médio. “É uma forma de colaborar, instrumentalizando estes profissionais com metodologias inteligentes e inovadoras para que eles possam aplicar também nos alunos do ensino médio que serão os futuros alunos do ensino superior e, em especial, da UNIFENAS”.