8 de julho de 2016

Hospital Veterinário socorre tamanduá bandeira

Rosângela Fressato
O tamanduá foi prontamente socorrido pelo Dr. Venilton Siqueira, professor e cirurgião Hospital Veterinário da UNIFENAS

Um tamanduá bandeira atropelado foi socorrido pelo Hospital Veterinário da UNIFENAS, câmpus de Alfenas. O animal, com fratura e luxação de membro inferior, foi submetido a uma cirurgia realizada pelo professor Dr. Venilton Siqueira.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina Costa Resck, o tamanduá foi resgatado pela Polícia Florestal de Guaxupé, que o encaminhou para o Instituto Federal de Muzambinho. De lá, o animal foi transferido para a UNIFENAS, por ser o local capacitado a socorrê-lo. “Este é um serviço de apoio que a UNIFENAS presta e estamos, inclusive, fechando um acordo com o IBAMA e com o Instituto Federal de Muzambinho dentro destas capturas em acidentes de animais silvestres na nossa região, pois o Hospital Veterinário da UNIFENAS é a única instituição que tem condições de receber estes animais”.

A coordenadora comenta que receber o tamanduá é uma ótima oportunidade de aprendizado para os acadêmicos, pois animais silvestres é uma área que muitos querem seguir. “É muito bacana trabalhar isso com os alunos, é um foco totalmente diferente do que eles estão acostumados a ver no dia a dia. Eles aprendem sobre os medicamentos corretos, alimentação adequada etc”.

Após a cirurgia e recuperação no Hospital, o tamanduá ficará internado no o Zoológico Municipal de Alfenas, local próprio para alocar um animal silvestre. Depois de sua total sua recuperação no zoológico, o tamanduá será devolvido à Polícia Florestal, que o restituirá ao meio ambiente.