3 de agosto de 2016

Ação de boas-vindas marca início de semestre letivo na UNIFENAS

Calouros de Medicina, Odontologia, Farmácia, Direito e Agronomia durante a ação no câmpus de Alfenas

Para marcar o início das atividades acadêmicas deste segundo semestre, a UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) promoveu ações de boas-vindas nos câmpus de Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. Calouros e veteranos pousaram para fotos postadas, posteriormente, nas redes sociais da Universidade. A ação ocorreu na segunda-feira, 1º de agosto.

Houve poses em grupos e em molduras com a inscrição “Sejam bem-vindos UNIFENAS” e que divulgaram o www.facebook.com/Unifenas. Como destacaram os coordenadores de curso, para os calouros a recepção foi uma forma de dizer que a partir de agora eles integram a “família UNIFENAS”.

Quem pôde acompanhar a recepção aos ingressantes de Alfenas ouviu frases que destacaram o fato de terem escolhido uma das melhores instituições de ensino superior do país. “Tudo parece muito novo para vocês que chegaram aqui com sorrisos, meio apreensivos, mas com a felicidade muito grande pelo sonho de terem sido aprovados no vestibular. Agora, aos poucos, vocês começarão a familiarizar-se com a instituição. No que depender de nós, vocês serão profissionais de sucesso”, disse Aristides de Souza Junior, coordenador do curso de Odontologia.

“Serão anos de trabalho. Aconselho que aproveitem, pois tudo que aprenderem será usado na sua vida profissional”, afirmou aos alunos de Medicina a professora Annie Beatriz de Carvalho, vice - coordenadora do curso. Estes ouviram da professora Luisa Barbosa Messora, coordenadora adjunta, que “escolheram a melhor Universidade, que lhes oferecerá ensino, pesquisa e extensão”.

Ainda em Alfenas, os cursos de Agronomia, Farmácia e Direito também receberam calouros. Além da ação de boas-vindas em todos os cursos, os coordenadores apresentaram a estrutura da UNIFENAS, serviços que são prestados pela instituição, espaços que poderão ser usados para o conhecimento e o lazer, a exemplo da Biblioteca Central, quadras esportivas, supermercado, restaurante, cantinas e até mesmo a possibilidade de caminharem pelo câmpus, privilegiado pela natureza.

As fotos de todos os câmpus com calouros, veteranos e professores estão disponíveis no Facebook da Universidade.

Resposta às postagens

Após a ação de volta às aulas, o que se viu pelas redes sociais foi uma reposta positiva dos alunos, com comentários e novas publicações. Pelo Facebook, estudantes do câmpus de Divinópolis disseram que chegaram para o segundo semestre para somar forças e que foram muito bem recebidos. “O clima de descontração e aconchego é essencial para um bom semestre”, afirmou a professora Ana Abreu, supervisora do câmpus.

O dia 1º de agosto foi uma verdadeira maratona na Universidade. Desde as primeiras horas do dia até o início da noite, colaboradores e professores se empenharam para que a recepção fosse a mais agradável possível. “Com certeza, muito maior que as fotos em si está o significado das mesmas”, manifestou a professor Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação. Ela acrescentou: “Acolhimento caloroso, energias positivas, olho no olho. Isso não tem preço”.

A diretora ainda compartilhou o pensamento do escritor francês Anatole France, que diz: “Para realizar grandes coisas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.

A programação de boas-vindas aos calouros não ocorreu apenas na segunda-feira, ela se estende por toda semana, com palestras dos demais serviços oferecidos pela Universidade, visitas a laboratórios e encontros com gestores da instituição.

Pelo calendário acadêmico, o segundo semestre letivo, para a maioria dos alunos, se encerra em 15 de dezembro, com o exame final.