23 de agosto de 2016

Egressa de Psicologia tem artigo publicado em revista da área

Rosângela Fressato

Joice de Paiva, egressa do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas e do Programa de Pós-graduação em Teoria e Clínica Psicanalítica na UNIFENAS, câmpus de Varginha, teve seu artigo “Possibilidades de atuação do psicanalista no Centro de Referência de Assistência Social” publicada na Vínculo – Revista do NESME (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares), 2015, v.12, nº1, pp. 41-50

Sob a orientação da professora Fernanda Oliveira Queiroz de Paula, a pesquisa teve como objetivo geral analisar quais as possibilidades da psicanálise aplicada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e, consequentemente, contribuir para as reflexões sobre a escuta e atuação dos profissionais de psicologia, de psicanálise e dos profissionais que atuam no CRAS como um todo. “Vemos que a psicologia está sendo cada vez mais convocada a contribuir para novos projetos que vêm surgindo no contexto social. Assim, temos que responder a estas exigências, seja com a teoria psicanalítica, seja com outra modalidade, pois, assim, estaremos no âmbito das políticas públicas”.

Joice ressalta que, durante sua graduação na UNIFENAS, sempre pôde contar com ótimos mestres na orientação de suas pesquisas e na formação profissional clínica. “Quando fiz a pós-graduação em Teoria e Clínica Psicanalítica na UNIFENAS de Varginha, tive a mesma satisfação: os docentes, a coordenação e toda a equipe da pós sempre estavam à disposição para ajudar e orientar os alunos. Minha orientadora, Professora Mestre Fernanda Queiroz, ajudou-me, não apenas enquanto aluna da Instituição, mas também na publicação desse artigo, sempre disposta na transmissão da psicanálise, contribuindo com sua sabedoria e experiência profissional”.

A egressa parabeniza à UNIFENAS e à Pós-Graduação, na pessoa do coordenador Silvio Momento. “Estou muito contente e agradecida por contribuir com minha formação profissional, participar do crescimento e da construção do saber dos alunos”.