23 de agosto de 2016

“Plantando e colhendo saúde” em Conceição Aparecida

Rosângela Fressato
Na Câmara Municipal, alunos e professores da UNIFENAS

Alunos da Liga de Toxicologia, dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Medicina e da Liga de Saúde e Segurança do Trabalhador, dos cursos de Enfermagem e Engenharia Civil da UNIFENAS, juntamente com o diretor de extensão e assuntos comunitários, professor Rogério Ramos Prado; a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Regiane Tercetti Rodrigues, e a coordenadora da Liga de Toxicologia, professora Dra. Profa. Alessandra Cristina Pupin Silvério, foram à cidade de Conceição Aparecida (MG) para implantação do Núcleo de Apoio ao Programa de Extensão "Plantando e Colhendo Saúde". Também foram finalidades do encontro conscientizar a população do Município sobre importância de buscar alternativas para uma produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e, ainda, elaborar um Plano Municipal de Educação Ambiental que favoreça o desenvolvimento sustentável no município.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal da cidade, com a presença de representantes do poder executivo, legislativo, Emater, PSF e produtores rurais. Na oportunidade, a professora Alessandra falou sobre a “Avaliação da exposição ocupacional aos praguicidas através dos indicadores biológicos e triagem clínica”. Segundo ela, a pesquisa, aprovada pela FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), foi feita em 26 municípios da região de Alfenas, com 1.027 trabalhadores rurais, entre homens e mulheres, expostos aos agrotóxicos. O resultado foi que os trabalhadores rurais têm grande intoxicação e precisam de ajuda. Verificou-se também alto índice de câncer. “Percebemos que eles estão intoxicados a partir dos nossos biomarcadores, como as colinesterases eritrocitárias. Também fizemos uma triagem clínica e podemos ver sinais de sintomas evidenciados de intoxicação crônica e agudas”.

Em seguida, professor Rogério Ramos explanou sobre “Responsabilidade Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável”. Segundo ele, a finalidade da palestra foi conscientizar as lideranças locais da importância de agrupar pessoas interessadas na educação ambiental, conhecer os indicadores socioambientais referentes ao Município e mobilizar os agentes públicos em favor de um desenvolvimento sustentável.

O projeto “Plantando e colhendo saúde” foi realizado junto à professora Dra. Miriam de Castro Graciano, alunos dos cursos de Medicina, Biomedicina e Farmácia, juntamente com outros colaboradores.