22 de setembro de 2016

Uma única visita com cerca de 600 estudantes

Os alunos do ensino médio foram divididos em 10 grupos

Habituada a receber de forma individual ou coletiva pessoas interessadas em conhecer aquela que é considerada uma das melhores Universidades privadas de Minas Gerais, a UNIFENAS, câmpus de Alfenas, recepcionou, de uma única vez, cerca de 600 estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade. A chamada “Grande Visita Guiada” ocorreu no dia 16 de setembro.

Na visita, que durou mais de três horas, os futuros universitários percorreram boa parte das instalações do câmpus. Conheceram áreas de experimentos da Agronomia, o Hospital do curso de Medicina Veterinária e os laboratórios modernos e equipados com tecnologia de última geração que dão apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão dos cursos de graduação; muitos destes também usados nos cursos de especializações, MBAs, mestrados e doutorados da UNIFENAS.

Os estudantes foram divididos em 10 grupos, e de acordo com os cursos de seu interesse, conforme formulário preenchido previamente pelas escolas. Cada um deles passou por cinco cursos diferentes, dos cerca de 20 oferecidos pela Universidade, em Alfenas. Houve dinâmicas e demonstrações práticas nos ambientes em que os cursos são ministrados. Desirre Coelho Araújo, aluna da E.E. Dr. Emílio Silveira, mostrou-se encantada com a Universidade. “É muito interessante [a visita] porque é uma área totalmente diferente. A gente não tem a mesma oportunidade de vir a um câmpus tão elogiado como a UNIFENAS”, destacou a visitante que pretende cursar Direito na instituição em 2017.

Muitas declarações deram conta da satisfação de como é poder conhecer o câmpus de perto, conversar com professores e até mesmo com universitários que fazem parte da instituição. “Para nós é uma oportunidade ímpar para apresentar a Universidade aos alunos, mostrar a empregabilidade [dos cursos], a nossa estrutura, demonstrar o quanto os nossos acadêmicos estão satisfeitos com o ensino prestado pela UNIFENAS”, disse o professor Marcelo Reis Costa, coordenador do curso de Farmácia. Eduardo Benjamim, assistente de Planejamento da Universidade e responsável pela organização da visita, complementou: “Hoje é um dia maravilhoso para a instituição, sobretudo por conhecer mais esses novos candidatos à Universidade”.

Participaram da “Grande Visita Guiada” as Escolas Estaduais Judith Vianna, Dr. Emílio Silveira, Padre José Grimminck, Samuel Engel, Prefeito Ismael Brasil Corrêa e Dr. Napoleão Salles. Ao final, muitos estudantes aproveitaram a oportunidade e se inscreveram para o Vestibular 2017 da UNIFENAS. Como afirmou o Professor Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade, “uma visita guiada como esta pode definir novas histórias na vida desses alunos”. Declaração confirmada pelas alunas da E.E. Padre José Grimminck Júlia de Oliveira Cabral e Aline Fernandes. Júlia disse que quer fazer Medicina Veterinária. “Vou fazer o possível para eu conseguir, porque é meu sonho desde criança”. Enquanto que Aline, familiarizada com a campanha do Vestibular 2017 da UNFENAS, que trabalha com o tema “Até onde você quer chegar? Aqui começa a sua nova história”, afirmou: “Eu pretendo chegar em uma boa condição de trabalho [no futuro], trabalhar para mim mesma e ter uma boa condição financeira. E a minha história pode começar com a UNIFENAS”.

Além dos cursos já citados, na visita os estudantes conheceram um pouco mais a Administração, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

As visitas à UNIFENAS, em qualquer um de seus cinco câmpus, podem ser agendadas pelo site http://www.unifenas.br/visitaguiada.