4 de outubro de 2016

UNIFENAS é a primeira colocada em publicações científicas do Estado de Minas entre as IES

Da redação
Seis cursos da Universidade estão entre os melhores de instituições privadas de Minas, segundo Ranking RUF 2016 da Folha de S. Paulo

A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) se destacou no Ranking RUF 2016 da Folha de S. Paulo. No item Pesquisa, a UNIFENAS ficou em 2º lugar entre as universidades privadas de Minas Gerais, e em 1º. lugar em publicações e citações internacionais por docente.

O destaque se deve ao crescimento da pós-graduação stricto sensu nos últimos 10 anos, com a criação e consolidação de sete cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 4 mestrados e 3 doutorados, alavancando a pesquisa científica na UNIFENAS.

A Instituição teve seis cursos classificados entre os melhores das universidades privadas de Minas Gerais. Agronomia e Biomedicina foram conceituadas como os melhores.

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012 com dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos. No ranking de universidades, estão classificadas as instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos a UNIFENAS se sobressai com os cursos de Agronomia e Biomedicina, ambos em segundo lugar; Odontologia, em terceira colocação; Enfermagem e Farmácia, em quarto; Medicina Veterinária, em sexto.

Se for considerada apenas a capital mineira, diversos cursos da UNIFENAS se

classificam: Biomedicina em primeiro lugar e os cursos de Medicina e Enfermagem entre os cinco melhores de BH.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

GE Profissões Vestibular 2017

Neste mês de outubro chega às bancas o Guia do Estudante (GE) Profissões Vestibular 2017. Referência para os candidatos aos processos seletivos das instituições de ensino superior brasileiras, a publicação da Editora Abril trará seis cursos da UNIFENAS estrelados.

Os cursos de Administração, Agronomia, Educação Física e Pedagogia, ministrados na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, receberam 3 estrelas, assim como os cursos de Direito, câmpus de Belo Horizonte, e Psicologia, câmpus de Varginha. Além de serem referendados na publicação, os cursos recebem um selo de qualidade que pode ser usado em seu material de divulgação.

A avaliação máxima é de 5 estrelas e elas são atribuídas mediante análise de quesitos como, por exemplo, infraestrutura, corpo docente e produção científica. O julgamento dos dados é realizado por uma comissão formada por profissionais do GE, professores e coordenadores de diferentes faculdades.

Entre suas propostas, o Guia visa “orientar o estudante nas suas decisões relacionadas à escolha profissional e auxiliá-lo, com material de referência atualizado”.