24 de outubro de 2016

Núcleo de Medicina da UNIFENAS-BH recebe prêmio de melhor projeto de extensão

Rosângela Fressato

O NEU (Núcleo de Extensão Universitária Medicina da UNIFENAS – BH) recebeu, na noite de 1º de outubro, o Prêmio Dr. João de Aguiar Puppo, destinado ao melhor projeto de extensão realizado pelas Ligas Acadêmicas de Medicina do Brasil. O Núcleo foi premiado pela experiência da Expedição Urucânia, realizada em julho de 2016.

O coordenador do NEU, professor Fabiano Guimarães, conta que essa honraria tem como objetivos divulgar os modelos de projetos de extensão de Ligas Acadêmicas de Medicina para aplicação em outras Ligas e Universidades; estimular o interesse acadêmico para a realização de projetos de extensão; valorizar os projetos bem sucedidos; contribuir para a formação cidadã do futuro profissional, proporcionando ao estudante a oportunidade de trabalhar sistematicamente seus conhecimentos adquiridos na universidade; apoiar a extensão universitária, estimulando a troca de conhecimentos e a inserção na comunidade.

Durante a viagem à Urucânia, foram realizados atendimentos, palestras e oficinas para diversos públicos da cidade nas casas e em várias instituições, como asilo, creche, APAE, CRAS, casa de recuperação, escolas e Unidades Básicas de Saúde. Professor Fabiano relata que esse trabalho foi extremamente prazeroso, foi a realização de um sonho de aproximar a Universidade de uma população necessitada “e levar até ela ações de grande impacto, contextualizadas e culturalmente adequadas à realidade local. Desejamos que seja o embrião de um projeto duradouro e que envolva cada vez mais a Universidade, incluindo outros cursos e outros campus”.

O prêmio foi entregue pela Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM) durante o V Congresso da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG), que foi realizado em conjunto com o IV Congresso Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Medicina. “Eu e os demais membros do NEU recebemos honrados a premiação. Desde o início da nossa caminhada, tínhamos claro que nosso objetivo principal era a saúde da população, e o reconhecimento dela é que almejamos, mas receber um prêmio de abrangência nacional nos mostra que estamos o caminho certo e nos dá força para fazermos ainda melhor”.

O NEU foi fundado em fevereiro deste ano pelo Dr. Fabiano Gonçalves Guimarães, Médico de Família e Comunidade e professor da Instituição no câmpus de BH, e por um grupo de 10 alunas do curso de Medicina, também do câmpus de BH.