22 de novembro de 2016

11ª Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS faz homenagem a Gonzaguinha

Rosângela Fressato
Alunos, professores e colaboradores demonstram seus talentos musicais

O cantor e compositor Gonzaguinha foi o artista eleito para ser homenageado na Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS, que nesse semestre chegou a sua 11ª edição. O evento teve início com um breve histórico de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior pelo diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogério Ramos do Prado.

Durante o evento, os professores José Claiter de Paula, Jussara Maria de Oliveira Mesquita, Celso de Ávila Ramos, Wilson Roberto Mesquita interpretaram as mais famosas canções do poeta Gonzaguinha.

O encontro contou ainda com a participação do Grupo de Jazz do Centro Municipal de Música Professora Walda Tiso Veiga, de Alfenas, que interpretou a música “Sangrando”. Fazem parte do Grupo os músicos Júlio Cesar da Paz (voz), Guilherme dos Santos (sopro), Gabriel Gomes Anunciação (bateria e percurssão), Vinicius Lemes (teclado e guitarra), Leadro/Lelê (voz) e Guilherme dos Santos (saxofone).

E por sua vez, o Coral de Crianças do Projeto Cáritas, de Alfenas, dirigido por Leandro de Souza, apresentou a música “Sementes do Amanhã”. Coordenador do curso de Enfermagem, professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, e o colaborador da Universidade Diego José Silva, acompanharam os músicos no violão. No acordeão, Ewerton Souza (apresentador do Via Musical e aluno de Odontologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha).

Encerrando a 11ª Mostra Artística e Cultural, alunos do curso de Educação Física fizeram uma bela apresentação de Street Dance.

Para a coordenadora do evento, professora Jussara Maria de Oliveira Mesquita, a Mostra vem cumprindo cada vez mais seus objetivos de divulgar a arte no meio acadêmico e aproveitar os talentos da comunidade universitária. “As artes são maravilhosas. Elas aproximam os alunos do professor, aproximam a escola do funcionário, despertam talentos, conseguem, realmente, modificar as pessoas”.

O diretor do Centro Municipal de Música Professora Walda Tiso Veiga, Lúlio César da Paz, considera que é de fundamental importância inserir a comunidade acadêmica da UNIFENAS no mundo cultural. Ele relata que o Conservatório também tem essa finalidade e, por isso, o sucesso da parceria com a Universidade na apresentação de seus músicos durante a Mostra.