23 de novembro de 2016

Pai e filho são responsáveis por palestra do Unimarketing

Davi Braga e seu pai João Kepler durante a palestra proferida no Alfenas Tênis Clube

O palestrante João Kepler, considerado um dos maiores incentivadores do ecossistema empreendedor no Brasil, e o seu filho Davi Braga, um jovem empresário de apenas 15 anos de idade, foram os palestrantes do 14º Unimarketing. Empreendedores, colaboradores de empresas e universitários participaram da palestra organizada por alunos do 4º período de Administração da UNIFENAS, com o apoio do SEBRAE. O assunto exposto: as “Técnicas inovadoras em vendas e marketing”.

Na palestra, João Kepler, autor de “Educando Filhos para Empreender”, e que tem como uma de suas especialidades o comércio eletrônico, afirmou ser necessário enxergar a evolução da tecnologia para além do óbvio, pois a audiência passou para o celular, o tablet e o computador. Assim como é necessária uma nova atitude em relação ao marketing, também se deve compreender que as pessoas não compram um produto e sim o seu resultado. Como disse: “para se entender de vendas, antes é preciso entender de gente”.

Sobre empreender com resultados, um dos segredos está em tornar algo essencial para a vida de outras pessoas. “Se você quiser montar um negócio a dica é: tire a ideia do papel. Execute! Faça um MVP (Mínimo Produto Viável). Não fique só planejando, planejando. Erro! Faz de novo. O que não pode é você cometer o mesmo erro. Vai fazendo, daqui a pouco você tem um produto na rua. Não esquece de planejar, não esquece de entender os teus porquês e você vai fazer acontecer”, destaca o palestrante.

Kepler dividiu o palco com o filho Davi Braga. Hoje com 15 anos de idade, o jovem tornou-se conhecido no Brasil por criar uma startup relacionada à lista de material escolar (List-It), quando tinha 13 anos. Envolvido com o mundo do empreendedorismo, esse não foi seu primeiro negócio e nem será o último de Davi, que se mostra atento a novos investimentos. “Tem que ler todos os dias, ver o que está em alta, ver o que está rolando, o que o povo está gostando. Isso é muito importante. Todo empreendedor tem que fazer isso. Saber as tendências de mercado”, afirma o jovem, que pretende estudar Administração nos Estados Unidos.

Além da palestra, o Unimarketing contou com a já tradicional Feira de Negócios. Estandes foram montados na Universidade e empreendedores apresentaram seus produtos e serviços. O momento conciliou confraternização entre os acadêmicos da UNIFENAS e ao mesmo tempo aprendizagem para os futuros administradores. Segundo a professora Sandra de Souza Alves, que juntamente com a Professora Juliana Mafra Salgado Andrade (coordenadora do curso de Administração), orientou os acadêmicos, “o evento é custeado pelos alunos. Então, se têm lucratividade é para eles; e, se tiver prejuízo, terão que arcar com o mesmo”. Juliana acrescenta: “Depois do Unimarketing, eles conseguem compreender o que a gestão pode fazer na vida deles e o quanto esse curso pode mudar o seu caminho enquanto profissionais. Então, é um divisor de águas para o aluno de Administração”.

Celino Neto pôde vivenciar os dois lados do Unimarketing, um como aluno de Administração, envolvido com a organização, e outro como um dos empresários expositores. Como empreendedor, afirmou que sem o marketing a empresa não tem visibilidade, por isso a sua participação. Já como aluno, destacou o tempo de planejamento para a realização do Unimarketing. “Durante quatro meses organizamos esse evento. Juntamos tudo que aprendemos durante os anos anteriores, para conseguirmos efetuá-lo com o sucesso que foi.”