24 de janeiro de 2017

UNIFENAS firma parceria com o IEF

A professora Maria Cristina; Daniela Assis; o professor Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS; e Ronaldo Figueiredo

A UNIFENAS, por meio da FETA (Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas), firmou Termo de Cooperação com o IEF (Instituto Estadual de Florestas). Com a parceria, o Hospital Veterinário do curso de Medicina Veterinária da Universidade prestará atendimento clínico a animais silvestres recolhidos pelo Instituto.

A cooperação prevê atendimento nas áreas de clínica, cirúrgica, patologia veterinária geral e clínica e de diagnóstico por imagens. Após a recuperação, os animais serão devolvidos ao seu habitat natural pelo próprio Instituto. Segundo a professora Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso, por meio desta parceria será possível catalogar espécies silvestres e identificar possíveis desequilíbrios ecológicos.

Como consta no Termo de Cooperação, a Universidade poderá, ainda, “realizar pesquisas científicas voltadas, principalmente, para o bem-estar dos animais e adequado manejo, mediante a aprovação e acompanhamento do IEF”. Palestras e eventos, “de cunho educativo visando coibir ações relacionadas ao manejo de animais silvestres e ações ilícitas envolvendo a fauna brasileira”, também deverão ocorrer.

A parceria foi divulgada no Diário do Executivo, do dia 7 de janeiro de 2017. No mês anterior, o Hospital Veterinário recebeu as visitas de Ronaldo Carvalho de Figueiredo, assessor jurídico da Unidade Regional Sul do IEF, e de Daniela Assis Andery, médica veterinária e coordenadora de proteção à fauna da Unidade Regional Sul do IEF.