24 de março de 2017

Professores apresentam trabalhos em Roma

Rosângela Fressato
Professor Douglas; Luís Ignácio Prochnow, diretor do IPNI no Brasil; e professor Hudson durante, o Congresso

Os professores do curso de Agronomia Hudson Carvalho Bianchini e Douglas José Marques apresentaram sete trabalhos no congresso “Frontiers of Potassium”, que ocorreu em Roma, no período de 25 a 27 de janeiro.

Segundo o professor Hudson, o foco do evento foi o uso do potássio na agricultura e, como ele e o professor Douglas têm diversos trabalhos sobre adubação de diferentes culturas, selecionaram os mais relevantes para a apresentação. “Enviamos sete trabalhos, que foram todos aceitos. Ao todo foram 54 posts apresentados”.

Os professores comentam que o evento, promovido pelo IPNI (Instituto Internacional de Nutrição e Plantas), foi de altíssimo nível, com a participação de professores, pesquisadores e representantes de empresas da área do mundo todo. “Pudemos perceber que estamos tão atualizados quanto outros pesquisadores do mundo. E destacamos também a grande oportunidade de divulgar a UNIFENAS nesse ambiente de universidades renomadas”, ressalta professor Hudson.

“Apresentamos os trabalhos e também participamos de palestras. O que conversamos aqui na Universidade, as pessoas externas estão fazendo a mesma coisa. Estamos no caminho certo”, complementa professor Douglas.

Os pesquisadores da UNIFENAS relatam que o IPNI os convidou para escrever um artigo com informações técnicas, em sua revista. “Nós também deixamos claro que a UNIFENAS está à disposição para algum evento que queiram promover”.

Professores Hudson e Douglas agradecem a reitoria da Universidade e a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação pelo apoio recebido nesta viagem.

Trabalhos apresentados

Alternative Source of Potassium Fertilization in Bean Crops”(Hudson Carvalho Bianchini, Douglas José Marques e Cristiani Pereira Vieira); “Potassium Solubilization in Phonolite Rock By Diazotrophic Bacteria” (Ligiane Aparecida Florentino, Cássia Cristina Bachião Miranda, Hudson Carvalho Bianchini e Douglas José Marques); “Nitrogen and Potassium Fertilizer Sources in Wheat Crop” (Hudson Carvalho Bianchini e Douglas José Marques); “Phonolite Rock Fertilization as An Alternative Source of Potassium in Sorghum Crop” (Hudson Carvalho Bianchini e Douglas José Marques); “Proline Concentration in Leaves of Eggplants Grown on Salinity Conditions” (Douglas José Marques, Hudson Carvalho Bianchini); “Sources and Doses of Potassium on the Production of Root in Eggplants” (Douglas José Marques, Hudson Carvalho Bianchini e Diogo Elias Batista) e “Effect of Potassium Sources on the Antioxidant Activity of Eggplant” (Douglas José Marques e Hudson Carvalho Bianchini).

Os trabalhos estão nos Anais e disponíveis no site: http://www.ipni.net/ipniweb/conference/kfrontiers.nsf/article/posters