31 de março de 2017

Evento da Agronomia explica sobre manejo de pragas

Rosângela Fressato
Professores, alunos e profissionais prestigiaram o evento

Pesquisadores renomados de diversas instituições de ensino superior estiveram na UNIFENAS, dias 21 e 22 de março, para proferirem palestras durante o 1º Simpósio de Entomologia Agrícola “Tecnologia e Inovação no Manejo Integrado de Pragas na Agricultura”, promovido pelo NEMI (Núcleo de Estudos em Manejo Integrado) do curso de Agronomia.

Professor Paulo Henrique de Siqueira Sabino, egresso da UNIFENAS, coordenador do Núcleo e do Simpósio, comenta que, quando se fala em pragas, não significa tratar somente de insetos, mas também de ácaros, nematoides, que causam problemas nas culturas. “Assim, o objetivo desse Simpósio é trazer pesquisadores gabaritados que possam transmitir o conhecimento para os alunos de forma eficiente e mostrar como os acadêmicos, podem, no futuro, manejar estas pragas no campo de maneira adequada”.

Os temas expostos durante os dois dias de encontro foram “Manejo integrado das pragas do cafeeiro” (Rogério Antônio Silva – EPAMIG); “O manejo sustentável de nematoides” (Jaime Maia Santos – UNESP); “Modo de ação de inseticida de uso agrícola” (Geraldo Andrade Carvalho – UFLA); “Manejo da resistência de insetos” (Elisa Faria de Oliveira – UFLA); e “Manejo e controle de ácaros no café” (José Luiz – FMC). “São profissionais que trabalham na área e que dedicam suas vidas neste setor. Então eu tenho certeza de que vai melhorar muito o conhecimento de todos”, enfatiza o professor Paulo Henrique.

Prestigiaram o Simpósio alunos de todos os períodos do curso de Agronomia da UNIFENAS, de outras universidades, produtores, consultores e demais pessoas que trabalham na área.