10 de abril de 2017

Seminário fala sobre Agronegócios e Agricultura Familiar

Rosângela Fressato
O Seminário contou com três dias de palestras

O 15º Seminário UNIFENAS Rural, do curso de Agronomia da UNIFENAS, nesse ano, que ocorreu de 28 a 30 de março, trouxe como tema “Agronegócios e Agricultura Familiar”.

Os acadêmicos puderam prestigiar, nos três dias de encontro, palestras sobre a atuação do agrônomo no campo; agricultura familiar, principalmente relacionada ao café; e também sobre os biomas brasileiros, uma vez que esse é o tema, neste ano, da Campanha da Fraternidade.

O coordenador do Seminário, professor Paulo Henrique de Siqueira Sabino, observa que o Agronegócios engloba tudo na agricultura, desde a parte da produção até a comercialização. “Muitas pessoas acham que a atuação do agrônomo é visitar a propriedade e passar receitas. Mas não é só isso. Tem outro lado que pouca gente percebe, que é o lado humano, ou seja, dar atenção para o produtor, ajudá-lo na condução da cultura”.

Já na Agricultura Familiar, explica o coordenador, os acadêmicos terão uma visão de como se dá a assistência em pequenas propriedades. “Acreditamos que em pequenas propriedades a carência é maior porque a informação não é chegada para eles com tanta facilidade como para uma grande propriedade”.

Além das palestras, o Seminário contou com apresentação de 30 resumos em forma oral pelos universitários, durante os três dias. “Esse evento enriquece muito o conhecimento dos alunos, pois trazemos grandes profissionais com vasta experiência e isso possibilita que os alunos exercitem a escrita e a oratória”, ressalta o professor Paulo.