18 de abril de 2017

UNIFENAS recebe etapa do circuito mineiro de Caratê

Mais de 170 atletas competiram na Copa realizada na UNIFENAS

O Centro Esportivo da UNIFENAS, em Alfenas, recebeu atletas de 16 agremiações que participaram da 5ª Copa Professor Edson Antônio Velano e 1ª Etapa do Circuito Sul-Sudoeste Mineiro de Caratê de 2017. A competição ocorreu no dia 9 de abril e no dia 8 houve o treinamento da seleção mineira, também na Universidade.

O sabor da vitória, o pesar da derrota, o abraço do adversário. Foram muitas as sensações vividas por mais de 170 atletas que participaram da competição que leva o nome do fundador da Universidade, que apoia e é uma das patrocinadoras da Copa. “Para nós é motivo de satisfação e de orgulho apoiar e estimular esta modalidade esportiva dentro da instituição. É uma forma de mantermos vivo, na memória da comunidade local e regional, o nome do Professor Edson Antônio Velano”, destacou Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS.

Organizada pela LAK (Liga Alfenense de Caratê) e realizada pela CBK (Confederação Brasileira de Caratê), FMK (Federação Mineira de Caratê) e Delegacia FMK Sul-Sudoeste de Minas, a Copa foi disputada nas modalidades Kata e Kumite. A novidade deste ano foi a presença de atletas da Seleção Mineira de Caratê. Um dia antes das lutas, técnicos da seleção promoveram um treinamento com todas as categorias.

O Caratê, que tem como uma de suas metas formar pessoas do bem, a partir de 2020, passa a ser modalidade olímpica. A região do Sul-Sudoeste de Minas tem se destacado no cenário mineiro e pode, no futuro, ter representantes nas Olimpíadas, como ocorre agora no Sul-Americano de 2017. De acordo com Milton Francisco Coelho, vice-presidente da FMK e integrante do conselho deliberativo da CBK, dos cinco atletas classificados para compor a seleção brasileira de Caratê, para disputar o Sul-Americano na Bolívia, em julho, quatro são desta região. “Aí você vê a importância do Caratê Mineiro, a importância dessa região para a gente.”

Robson Chiarini, técnico da Seleção Mineira Feminino de Caratê, confirma o que disse o vice-presidente: “O Caratê está crescendo muito no nível esportivo. No Pan-Americano, no último ano, foi dos esportes que mais trouxe medalhas para o Brasil”.

O caminho é longo até a seleção brasileira e competições, como a realizada em Alfenas, são um estímulo para o surgimento de novos atletas de ponta, e a Liga Alfenense de Caratê trabalha para esta descoberta. “Você pode observar que nós temos vários faixas-pretas que começaram com cinco anos e que hoje têm 30, 25, mais de 20 anos conosco fazendo o treinamento. Então, a gratificação é você ver o desenvolvimento pessoal de cada um. A melhoria como pessoa, como atleta e isso reflete na sociedade como um todo”, disse Sidney Quintino, presidente da LAK.