18 de abril de 2017

Medicina apresenta trabalhos no Encontro Sul Mineiro de Cardiologia

Rosângela Fressato
Grupo da Medicina UNIFENAS - Alfenas presente ao evento: Beatrice Miranda, Prof. Adelino Carvalho, Mariana Morais, Isabela Monteiro, Helen Ramos, Patrícia Lemos e residente de Clínica Médica Vítor Leal

Acadêmicos de vários períodos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, estiveram presentes no 40º Encontro Sul Mineiro de Cardiologia, que ocorreu de 6 a 8 de abril, em Poços de Caldas (MG).

Na ocasião, os estudantes apresentaram e defenderam trabalhos orientados

pela Dra. Maria Natália de Andrade (Presidente da liga de Pediatra), Ciderleia Castro Lima( Enfermeira e vice-presidente da Liga de Pediatria), Dra. Nayara Neves Mariano( Professora de cardiologia pediátrica) e Dr. Adelino Moreira de Carvalho (Presidente da Liga de Cardiologia e docente de Clínica Médica). Da construção e defesa dos trabalhos, participaram as acadêmicas Isabela Monteiro Ferreira, Mariana Angelo Morais e Helen Ramos Vasconcelos.

Diversos universitários que integram a Liga de Cardiologia do curso de Medicina, câmpus Alfenas, participaram da preparação dos trabalhos apresentados. Foram eles: Aline Silva Rezende, Ana Clara Moura, Tainara Oraldina dos Santos, Venâncio Leal Pereira, Allef Moreira Carvalho, Camila Machado Rocha, Caroline Berardi Chaiubub, Gabriela Franzin Ravazi, Jeferson Antônio Santos, Matheus Oliveira Faria, Natália Carvalho Silva Lopes, Rafaela Rezende do Amaral Naves e Thais Silva Ramos. Três relevantes trabalhos foram apresentados e defendidos pela Liga de Cardiologia, que foram “Novos Anticoagulantes e Fibrilação Atrial Não Valvar”, “Hipotiroidismo Levou a Bloqueio Atrioventricular Total?” e “Insuficiência Cardíaca: Tratamento Protocolar e Qualidade de Vida”.

A Liga de Pediatria apresentou o trabalho “A Importância da Associação de um Exame Físico Acurado ao Teste do Coraçãozinho na Detecção Precoce de Cardiopatias Congênitas”. Fizeram parte da preparação deste trabalho Lara de Albuquerque Sousa e Mariana Angelo Morais.

A Residência em Clínica Médica do Hospital Universitário Alzira Velano participou ativamente através do residente Vítor Leal, que também defendeu o trabalho “Insuficiência Mitral Aguda por Ruptura de Cordoalha Tendínea de Valva Mitral”, orientado pelo Dr. Wilson Koitti Tomita e em coprodução das residentes Aline Bonora Oliveira, Julie Nieri Magalhães e Vanessa Carvalho do Lago.

Dr. Adelino Moreira relata que o Encontro Sul Mineiro de Cardiologia é um tradicional congresso da região, promovido pela Sociedade Sul Mineira de Cardiologia. Segundo ele, há 40 anos o evento tem promovido debates sobre os mais relevantes temas da área, “permitindo aos nossos médicos e alunos de Medicina se atualizar quanto à arte e ciência de prevenir doenças, promovendo saúde, quanto a cuidar adequadamente de doentes e suas afecções. tudo isso sem sair do Sul de Minas. Ilustraram seus eventos notáveis conferencistas da cardiologia brasileira como o lendário Dr. Eurycledes de Jesus Zerbini, o conhecido Dr. Zerbini, do primeiro transplante cardíaco em nosso País. Foi sucesso total!”.