15 de maio de 2017

Alunos apresentam simpósio sobre Transtornos de Personalidade

Rosângela Fressato
Os estudantes apresentaram trabalhos sobre transtornos “Antissocial”, “Narcisista”, Borderline” e “Passivo/Agressivo”

Como resultado das atividades integradoras, os alunos do 7º período do curso de Psicologia, do câmpus Alfenas, apresentaram o “1º Simpósio de Transtorno de Personalidade da UNIFENAS”.

Cleida de Lima Vital, professora responsável pelas atividades, explica que o trabalho consiste em pesquisas sobre os transtornos “Antissocial”, “Narcisista”, Borderline” e “Passivo/Agressivo”. Como o evento foi todo organizado pelos alunos, a professora ressalta que as vantagens para eles são diversas: desenvolver a comunicação, o trabalho em equipe, a liderança, o interesse por pesquisa, a iniciativa, a pró-atividade, entre outros.

“Nesse momento, os acadêmicos são os autores do ensino e da aprendizagem deles”, observa professora Rosane Carvalho da Silveira Abbade, coordenadora do curso.

A acadêmica Míriam Santos comenta que essas atividades integradoras são de grande importância, pois além de levar mais conhecimento sobre os transtornos pesquisados, proporcionam aos alunos envolvidos maior possibilidade de trabalhar com o público e de controlar a própria ansiedade em falar com ele. “Para nós, é uma construção do profissional que nos tornaremos futuramente.”

Transtorno

Cleida Vital explica que Personalidade é um conjunto de características peculiares de cada um, e essas características podem ser funcionais ou disfuncionais, e, no caso de transtornos, são disfuncionais. “É normal a gente ser um pouco desconfiado, mas não ser paranoico. Então transtorno de personalidade é aquilo que provoca sofrimento para a pessoa ou para os que estão em volta”.

No início do evento, houve um momento cultural com as músicas “Bicho de Sete Cabeças”, de Ney Matogrosso e “Nothing Else Matters”, do grupo Metálica, interpretadas pelos alunos Bruno Souza e Míriam Santos. A apresentação contou com a participação de Joice Souza, no violoncelo e Ramom Mansur, no violão. Em seguida houve algumas técnicas de relaxamento e respiração, pela fisioterapeuta e aluna de Psicologia Kátia Coelho Castilho.