24 de maio de 2017

Biomédicos conhecem processo de fabricação do vinho

Da redação
A visita à Vinícola Casa Geral reflete o compromisso do curso de Biomedicina de levar seus alunos a serem os atores principais dentro de uma das diversas áreas de atuação do profissional biomédico

Como forma de enriquecer ainda mais a formação acadêmica, alunos do 5º período do curso de Biomedicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, visitaram a Vinícola Casa Geraldo, na cidade de Andradas-MG. Acompanhados pela coordenadora do curso, Regiane Tercetti Rodrigues, e pelo professor Marcelo Reis Costa, da disciplina de “Biotecnologia, Produção e Análise de Bioderivados”, os estudantes observaram como ocorre o processo de fabricação do vinho até atingir o produto final.

De acordo com a coordenadora, a visita técnica é parte do compromisso da Universidade de levar seus alunos a serem os atores principais dentro de uma das diversas áreas de atuação do profissional Biomédico. Dentro da disciplina sob a responsabilidade do professor Marcelo, nas aulas práticas, os alunos desenvolvem atividades como produção de iogurtes, queijos, cerveja e, inclusive vinho, motivo pelo qual realizaram a visita.

Na visita, conheceram parte da história da Casa Geraldo, que está há mais de 30 anos na cidade de Andradas, no sul de Minas Gerais, e é a maior produtora de uvas da região, além de ser umas das maiores vinícolas do estado. Segundo a professora Regiane, “os alunos conheceram todos os setores de produção, inclusive o parreiral, onde são produzidas as uvas utilizadas na fabricação do vinho. Também puderam realizar a degustação dos vários tipos produzidos, dentre eles: vinho espumante, vinho frisante, vinho litúrgico, pró-seco, dentre outros”.

“Muito nos acrescentou uma frase que ouvimos na vínicola: ‘Uma vida mais completa e feliz não necessita de muita coisas; família, amigos, amor, natureza e simplicidade compõem o cardápio perfeito. Olhe mais para as cores das flores, abrace mais quem você ama, brinque mais com seu bicho de estimação… a vida se constrói de um longo caminho mas a memória nasce dos momentos em que paramos de simplesmente caminhar por este caminho e nos tornamos os atores principais...’”, destacou a coordenadora do curso de Biomedicina