7 de julho de 2017

UNIFENAS envia estudantes à Universidade de Harvard e ao MIT

Os acadêmicos Estela Silva, Fabiano Arar, Cristine Benetti, Felipe Oliveira, Jéssica Daniele, Vanessa Cristina e o pró-reitor Mário Sérgio

Colaboração: Pró-reitora Acadêmica

Selecionados por meio de Edital, que considerou média geral, atividades de ensino, pesquisa e extensão, seis alunos da UNIFENAS participaram, no período de 26 a 29 de junho de 2017, do “Programa de Formação de Estudantes Líderes para o Século 21”, organizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP) e a LASPAU afiliada da Universidade Harvard.

A UNIFENAS, atenta ao que há de melhor no ensino, patrocinou a ida de seus acadêmicos de destaque: Cristine Moreira Silva Benetti, Felipe Silva de Oliveira, Vanessa Cristina de Faria Santos, Jéssica Daniele Marques, Fabiano Cassaño Arar e Estela Costa Milani Silva. Eles foram acompanhados do pró-reitor acadêmico da UNIFENAS, Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts e outros 40 alunos selecionados de outras IES (Instituição de Ensino Superior) do Brasil.

O programa inovador visou reforçar a capacidade de liderança dos estudantes brasileiros que estiveram na cidade de Cambridge, Massachussetts, para aprender experiências bem-sucedidas diretamente da Universidade de Harvard, do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), da universidade de Northeastern University e da Universidade de Boston. O programa desenvolveu habilidades de liderança nos estudantes, capacitando-os para que se tornem referências nos projetos acadêmicos de suas respectivas instituições de ensino superior nas áreas tecnológica, ambiental, social e de empreendedorismo.

Houve workshops que buscaram o desenvolvimento de habilidades como: liderança, persuasão, comunicação visual, criatividade, empreendedorismo e falar em público. Os acadêmicos foram instrumentalizados pelos professores John Paul Rollert (Adjunct Assistant Professor of Behavioral Science, The University of Chicago Booth School of Business), que proferiu a oficina intitulada “Leadership Development for the 21st Century”; Prof.ª Colleen Silva-Hayden (Program Manager of Academic Innovation, Laspau affiliated with Harvard University), com o tema “Interdisciplinary Team Ideas: Innovating Brazil”; Dr. Ramón Sánchez Piña (Director or Sustainable Technologies & Health, Harvard University School of Public Health), com a abordagem “Entrepreneurship in the Innovation Ecosystem”; Dr. Thomas Derrah (Lecturer on Theater, Dance and Media, Harvard University), com a prática “Verbal and Non-Verbal Communication & Expression”; e Dr. Leo Burd (Director of the Lifelong Kindergarden, Rachel Garber, Media Lab, Massachusetts Institute of Technology), com a oficina “Learning Creativity & Innovation”.

O professor Mário Sérgio cita como destaque a metodologia de ensino adotada pelos professores das universidades americanas, que estimula integralmente o pensamento crítico e reflexivo dos acadêmicos, levando-os ao desenvolvimento de habilidades e competências aplicadas no dia a dia, e, em especial, na formação do líder.

O professor enfatiza que a UNIFENAS proporcionará aos seus acadêmicos outros programas de internacionalização, oportunizando à comunidade acadêmica a vivência e o ensino no exterior.