10 de julho de 2017

Capacitação sobre violência contra a mulher

Rosângela Fressato
As palestras ocorreram no SESC – Unidade de Venda Nova

Representantes da prefeitura de Belo Horizonte e comunidade em geral compareceram ao SESC – Unidade de Venda Nova, no dia 22 de junho, para uma capacitação sobre a “Violência contra a Mulher: Orientações práticas para voluntários(as)”, promovida por alunos dos cursos de Direito e Medicina.

O trabalho teve como finalidade esclarecer os tipos de violência sofridos pela mulher; o histórico do surgimento da Lei Maria da Penha, com o objetivo de ressaltar a importância desse direito; o ciclo da violência vivido pelas mulheres; o processo de se permitir uma relação violenta; apontar os principais erros cometidos pelos profissionais ao abordar os casos. “Identificar os tipos de violência e como abordar as suas vítimas foram as maiores intenções deste projeto”, relata a coordenação de extensão universitária e professor Sidney Marques (curso de Medicina).

Após a palestra, houve apresentação do vídeo “Majorité Opprimée - Maioria Oprimida!”. Em seguida, foi proposta uma reflexão sobre as críticas presentes no filme, a respeito do machismo e violência contra a mulher. Para confraternizar-se, os presentes ouviram e refletiram sobre a música “Maria da Penha”, interpretada pela cantora Alcione.

Para a população jovem, foram promovidas dinâmicas com esportes em que as meninas praticassem atividades físicas que os meninos costumam praticar e vice-versa. Localização de músicas sexistas e modificações, tornando-as mais igualitárias, como, por exemplo, “Lôraburra”, de Gabriel O Pensador”. Houve ainda apresentação do minidocumentário recém-divulgado e intitulado “Slap her!” (Bata nela!) e reflexão sobre o que foi visto. E, por último, foi proposto um trabalho em cartolina identificando propagandas sexistas.