10 de julho de 2017

Biomedicina e Direito elaboram “Palhestra” sobre ser diferente

Rosângela Fressato
Acadêmicos Renata e Luan com as crianças do CRAS Bom Destino

Crianças do CRAS Bom Destino, na cidade de Santa Luzia/MG, participaram do projeto “Ser Diferente é Normal”, elaborado pelos cursos de Biomedicina de Direito do câmpus de Belo Horizonte. O encontro teve a finalidade de trabalhar o respeito às diferenças, discutir com as crianças seus conhecimentos prévios e fornecer informações sobre o corpo humano, sua formação e funcionamento.

Na oportunidade, os acadêmicos Renata Kelly de Oliveira Souza (Biomedicina) e Luan Santos Braga (Direito) se vestiram de palhaços e elaboraram a “palhestra”, o que deu um diferencial para a atividade e aumentou o interesse das crianças. “A ‘palhestra’ é uma atividade lúdica e recreativa, que perde o tom formal que pode ser maçante para as crianças, mas não deixa de ser educativa e tratar de temas sérios e importantes”, explicam os organizadores do evento.

Os universitários pediram para que cada aluno fizesse um desenho de si próprio, como se fosse uma fotografia, mas que não colocasse seu nome. Em seguida, os desenhos foram expostos em um lugar visível e após foram colocadas algumas discussões e questionamentos às crianças, como por exemplo: Todas as pessoas são iguais? As pessoas têm entre si características semelhantes? Quais são estas características? Em quais características as pessoas podem ser diferentes? Neste momento os acadêmicos relataram que não havia nenhum desenho igual ao outro, “portanto, somos diferentes, somos multifacetados, com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o outro com suas particularidades”.

Na sequência, os acadêmicos se deitaram sobre um grande um papel e uma criança fez o contorno do corpo dele. Outras crianças foram até o desenho e fizeram algo que pode ser diferente entre eles, como, por exemplo, a cor do olho, tipo de cabelo, cor da pele. Nesse momento, novamente foram discutidas as diferenças.