14 de julho de 2017

“Planos de negócio” são apresentados no Estadual

Projeto conta com a orientação de professores da UNIFENAS

Por meio da ferramenta Canvas, usada na definição de planejamento estratégico para a criação de uma empresa, alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira apresentaram 27 “planos de negócio”. Os trabalhos são resultado da parceria entre a escola e a UNIFENAS, que, por meio do curso de Administração e da Liga Empreendedora Universitária, contribui com o projeto “Empreendedorismo e mercado de trabalho”, desenvolvido há 8 anos no Estadual.

Oficinas, ministradas pelo professor Alisson Pereira de Oliveira, do curso de Administração e coordenador da Liga Empreendedora, prepararam os estudantes para desenvolverem a atividade. A orientação envolveu aspectos como a proposta de valor do negócio, produto ou serviço a ser entregue, cliente em potencial e como chegar até ele, como mostrar o seu valor e criar o relacionamento, a geração de caixa, parcerias e recursos chaves, bem como os custos da empresa. O professor disse que o “Plano de Negócios” mostra aos alunos do ensino médio que “uma boa ideia, uma execução bem elaborada podem transformar a vida deles, a carreira, os negócios, com soluções inovadoras para a sociedade”.

Segundo Suenia Milanes, professora de geografia e coordenadora do projeto na Escola, graças a esta atividade ex-alunos chegaram a montar negócios reais, “como assistência doméstica, outros foram trabalhar em empresas já com a ideia empreendedora e há os que se despertaram para o curso de Administração”. Os pontos positivos do trabalho, como observa a professora, envolvem também o fato de que ele aprimora o ato de falar em público, a sustentação de uma argumentação e a criatividade.

Uma banca formada pela diretoria de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, pela coordenação da Liga Empreendedora, por um agente de inovação e difusão do Programa Minas Digital, por um estagiário de geografia e por uma professora de matemática avaliou os planos apresentados no dia 29 de junho.