1 de agosto de 2017

São Vicente Ferrer é tema de defesa de doutorado

Videoconferência entre UNIFENAS e universidade espanhola tornou possível a defesa a partir do Brasil

Imagem da banca examinadora na Espanha e o Dr. Gustavo durante a sua defesa da tese de doutorado

Gustavo Cambraia Franco, graduado em Direito pela UNIFENAS e em História pela UNIFAL, defendeu a tese de doutorado “A Letra e o Espírito - Estudo prévio para uma tradução de sermões representativos de São Vicente Ferrer (1350-1419) para a língua portuguesa”. A defesa ocorreu no dia 20 de julho, por meio de videoconferência entre a UNIFENAS, câmpus de Alfenas, e a Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad de Alicante, localizada em San Vicente del Raspeig, na província de Valência, Espanha. Gustavo foi aprovado com excelência e recebeu o título de Doutor em Transferências Interculturais e Históricas na Europa Medieval Mediterrânea.

O trabalho de 4 anos teve por objetivo desenvolver um estudo histórico, cultural, crítico e que, posteriormente, os sermões de São Vicente Ferrer possam ser traduzidos para o idioma português. “Existem muito poucos sermões traduzidos e, em acordo com os meus orientadores, pensamos em fazer esse projeto de edições e publicações de livros que serão feitos na Espanha”, disse o pesquisador.

O agora doutor Gustavo destacou que sempre teve interesse pela história da Igreja, biografia de santos e estudos bíblicos de forma geral. Sobre o dominicano São Vivente Ferrer, afirmou que se trata de um dos maiores pregadores populares da Igreja. “Um pregador que tinha carisma, era místico, profeta e que arrebatava multidões por onde passava com suas pregações itinerantes.”

Segundo o autor da tese, o santo, patrono da Catalunha, também era milagroso. Em seu processo de canonização constam mais de 700 milagres. “O grande ensinamento que São Vicente Ferrer deixou é que a figura desse mundo passa. Que nós devemos, enquanto homens, olhar para o céu, olhar para as realidades que se completarão em outro plano, não apenas no plano material, mas no plano sobrenatural, no plano espiritual. A fala dele era justamente voltada à preparação do espírito para enfrentar as adversidades desse mundo em busca do céu, do paraíso.”

Sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Silveira da Costa e a coorientação do Prof. Dr. Vicent Martines Peres, o trabalho continuará com novas pesquisas, publicação de artigos e livros dos sermões de São Vicente Ferrer.

A banca examinadora da defesa da tese foi presidida pelo Dr. Antoni Ferrando Francês, ladeado pelo Dr. Vicent Escartí Soriano e a Dra. Eulália Miralles Jori, ambos da Universidade de Valência, Espanha. Também participaram da videoconferência os familiares e amigos do doutorando; bem como a professora Sandra Regina Remondi, coordenadora de avaliação institucional da UNIFENAS; e a professora Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS. “A UNIFENAS foi fundamental para que o ato de defesa da tese pudesse ocorrer”, disse Dr. Gustavo, em agradecimento à Universidade.