11 de agosto de 2017

Maratona de 24 horas premiará programadores de software

Infraestrutura da UNIFENAS, câmpus de Poços de Caldas, será usada para o Hackathon Open Data

Da redação

O câmpus da UNIFENAS será sede do Hackathon Open Data – 1ª Edição Ecossistema Empreendedor de Poços de Caldas. Durante 24 horas ininterruptas, programadores de softwares participarão de uma maratona conjunta que trabalhará dados de cadastro de empresas da cidade. O evento ocorre das 19 horas, do dia 25 de agosto, às 19 horas, do dia 26. Os dois melhores projetos serão premiados em dinheiro (2 mil reais e mil reais respectivamente) e, juntamente com o terceiro colocado, ganharão um curso de Imersão em Desenvolvimento Ágil de Software.

Na Universidade, os participantes terão à sua disposição três ambientes: uma sala grande para que as equipes possam desenvolver seus projetos; uma sala de apoio com água, café, energético, alimentos e puffs; e um espaço com atrações para demais interessados que estiverem acompanhando de perto o evento. Alunas e alunos do curso de Estética e Cosmética da UNIFENAS, câmpus de Alfenas e de Poços de Caldas, oferecerão massagens e outros tratamentos de relaxamento para os participantes.

Organizado pelo Ateliê de Software Webgoal, em conjunto com a Prefeitura Municipal, UNIFENAS, Clube de Empreendedores e Gabinete#8, o Hackathon está aberto à participação de alunos e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, cursos técnicos em informática ou profissionais que já trabalham com desenvolvimento de software e design em empresas de tecnologia de Poços de Caldas e região. Cada equipe participante será formada de dois a quatro integrantes e contará com o apoio de um coach do Clube de Empreendedores, mais um mentor técnico do Ateliê de Software.

De acordo com a organização, os projetos desenvolvidos integrarão, dentro de um mesmo sistema, todos os dados referentes aos cadastros das empresas da cidade: o que abrirá caminho para uma série de ideias que visem ao tratamento, enriquecimento, análise, manipulação e visualização desses mesmos dados. Futuramente, tal conjunto de informações servirá para uso na web, aplicativos mobile e outras tecnologias. O resultado produzido será de domínio público, sem fins lucrativos, de forma a promover a transparência e o fomento ao empreendedorismo na região.

As inscrições têm o custo de R$ 30,00 (trinta reais) por equipe e podem ser feitas no site: http://atelie.software/hackathon. As equipes deverão levar seus próprios computadores.