24 de agosto de 2017

Poços de Caldas passa a contar com curso de Instrumentação Cirúrgica

Os alunos com as professoras Alzira Danielly, Mariana e Ana Paula Bernardes

Devido a grande procura pelo curso de Instrumentação Cirúrgica ministrado em Alfenas, a UNIFENAS passa a oferecer o curso também em Poços de Caldas. A aula inaugural ocorreu no dia 19 de agosto.

A exigência de certificação como instrumentador fez com que o técnico de enfermagem Kallel Porto buscasse a qualificação na área. Sua expectativa é aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. “Estar mais preparado, é meio que ter uma profissão a mais.”

Assim como ele, outros cerca de 20 técnicos de Enfermagem e Enfermeiros integram a primeira turma do curso de Instrumentação Cirúrgica ministrado na UNIFENAS, câmpus de Poços de Caldas. A professora Alzira Danielly Pereira, coordenadora do curso ministrado pela também enfermeira Mariana Fraga de Figueiredo, destaca a importância de um instrumentador. “Ele é fundamental em uma cirurgia. Sem ele a cirurgia pode ter bastantes erros. Enfim, ele faz parte desse grupo, ele faz parte dessa equipe cirúrgica e é uma profissão hoje reconhecida.”

Com duração de quatro meses, as aulas, nos finais de semana, ocorrem na Universidade e estão programadas visitas ao Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas. De acordo com a coordenadora, no hospital os alunos conhecerão a central de esterilização, o centro-cirúrgico e aprenderão algumas técnicas.

A exposição do conteúdo a ser trabalhado e uma dinâmica para a integração da turma ocorreram na aula inaugural do curso. Na oportunidade, a supervisora do câmpus falou sobre o fato do curso de Instrumentação Cirúrgica agora ser também ministrado na UNIFENAS-Poços de Caldas. “É um curso renomado, Professora Alzira Danielly, ministra esse curso em Alfenas há 17 anos. A procura e a demanda eram grande e, por isso, conversamos com o diretor de extensão, Prof. Rogério Prado, e com a Alzira, e conseguimos trazer o curso. A expectativas são muito boas, estamos com fila de espera, essa turma fechou muito bem”, disse Ana Paula Bernardes, supervisora do câmpus.