5 de setembro de 2017

Expo Campolina contribui com aprendizagem acadêmica

Professoras e alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS

Pelo segundo ano consecutivo, o curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS esteve presente à Expo Campolina (exposição de cavalos Campolina) de Alfenas. Como afirmou a professora Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso, a exposição, importante para o município e a região, favorece a integração dos estudantes com criadores de diversos estados brasileiros. Chancelada pela ABCCC (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina) e sob a organização do Núcleo do Cavalo Campolina do sul de Minas, a exposição de 2017 ocorreu de 24 a 27 de agosto, no Parque de Exposições da cidade.

Ao destacar a participação do curso no evento, a professora afirmou ser importante a integração com o agronegócio, uma vez que permite ampliar a educação continuada. Disse que ensinamentos e práticas comuns ao meio são transmitidos durante os julgamentos e a exposição das raças, o que reforça a aprendizagem. Vale ressaltar ainda que o curso da UNIFENAS possui um Núcleo de Estudos em Equinos (Equine) e, por meio dele, os acadêmicos acompanham e dão assistência a criadores, desenvolvem pesquisas e atividades de extensão.

Honrada pela parceria com o Núcleo do Cavalo Campolina do sul de Minas, que viabiliza a participação do curso de Medicina Veterinária na exposição, Maria Cristina acredita que, a cada ano, a Universidade se mostra ainda mais unida à organização. “Os estudantes propuseram para 2018 um evento maior, que agregue outras espécies”. E, como complementou a coordenadora, esta iniciativa desenvolve nos acadêmicos a capacidade de “liderança, trabalho em equipe, comunicação e marketing e empreendedorismo rural. Valores, hoje importantes, a serem desenvolvidos e estimulados, além do conhecimento técnico e profissional”.