11 de setembro de 2017

Saúde do Trabalhador e Esclerose Múltipla são abordadas em um mesmo evento

Ligas acadêmicas da UNIFENAS apoiaram e desenvolveram ações no Centro de Convivência de Alfenas

A UNIFENAS, por meio das Ligas de Saúde e Segurança do Trabalhador, de Vigilância em Saúde, de Neurologia e Neurocirurgia, de Risologia e de Toxicologia, apoiou a 1º Feira de Saúde do Trabalhador e a mobilização em prol do Dia Nacional de Conscientização sobre Esclerose Múltipla (30 de agosto), doença do sistema nervoso central que pode afetar a mobilidade, o equilíbrio, a fala, a visão, a sensibilidade e a memória do indivíduo.

Realizadas no Centro de Convivência de Alfenas, as atividades desenvolvidas pelas ligas variaram de acordo com a sua área de atuação. Sob a organização da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal e em parceria com a Associação Mineira de Apoio a Pacientes de Esclerose Múltipla (Amapem), o evento ocorreu no dia 26 de agosto, no período da manhã. O Conselho Municipal de Saúde de Alfenas também participou da Feira.

Coube à Liga de Toxicologia, do curso de Biomedicina, prestar esclarecimentos quanto ao uso de agrotóxicos, uma vez que seus membros participam do projeto "Plantando e Colhendo Saúde". Dentre seus objetivos, este projeto é responsável por realizar exames que atestam a possível contaminação de agricultores, por meio de núcleos implantados nas cidades atendidas pelo projeto.

A Liga de Risologia trabalhou a humanização, de forma a minimizar o espaço existente entre a população e os serviços de saúde oferecidos pela UNIFENAS. Por ser multidisciplinar, esta Liga conta com a participação de universitários dos cursos de Administração, Enfermagem, Educação Física, Medicina,

As Ligas de Saúde e Segurança do Trabalhador e de Vigilância em Saúde colaboraram com a mobilização e abordaram a importância do uso adequado e EPI (Equipamento de Proteção Individual). Alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Engenharia Civil são integrantes destas Ligas.

Formada por alunos do curso de Medicina, a Liga de Neurologia e Neurocirurgia, que também esteve presente, ficou responsável por tratar de temas pertinentes à Esclerose Múltipla.