22 de setembro de 2017

Programa incentiva metodologias inovadoras

Professores de diversos câmpus da UNIFENAS, em Alfenas, durante a abertura o PRODDU

O PRODDU (Programa de Desenvolvimento Docente da UNIFENAS), que tem como uma de suas propostas desenvolver metodologias inovadoras a partir de diferentes vivências que possam ser utilizadas com os alunos da instituição, iniciou suas atividades. Ele envolve professores e coordenadores dos Núcleos Docentes Estruturantes de todos os cursos e câmpus da Universidade. A abertura do Programa ocorreu com o Workshop “Inovação Acadêmica e Profissionalidade Docente: Por quê? Para quê? Como?”, no dia 15 de setembro, no câmpus de Alfenas.

O Workshop, que tratou do papel do professor na atualidade, precede quatro oficinas de metodologias diferentes a serem desenvolvidas até março de 2018. O PRODDU é minitrado a distância, em um ambiente virtual, e em encontros presenciais com cerca de 150 docentes, estes divididos em grupos menores. Como afirmou a professora Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, diretora de graduação da UNIFENAS, o objetivo é conseguir implantar inovações nos cursos de graduação, manter a qualidade do ensino oferecido e ampliá-la ainda mais para o aluno do século 21. “Esse aluno é um aluno diferente, o mercado de trabalho exige competências, habilidades, atitudes muito fortes, diferentes daquelas exigidas há 10, 15 anos. Então, nós precisamos formar nosso aluno para enfrentar o mercado de trabalho na sua totalidade, não só com conhecimento teórico- técnico, mas nas atitudes, no seu posicionamento, na sua postura”.

A parceria da UNIFENAS com a Expertise Educação (consultoria que apresenta soluções às diferentes demandas das instituições de ensino superior) permitiu a implantação do Programa de Desenvolvimento Docente. De acordo com a Profa. Gerusa, a primeira etapa do PRODDU aborda a capacitação de aprendizagem em metodologias ativas. Estas metodologias não necessariamente estão relacionadas à tecnologia, mas a atitudes inovadoras que favoreçam o aprendizado do aluno.

Como disse a Professora Maria Aparecida Félix do Amaral e Silva, representante da Expertise Educação e responsável pelo Workshop de abertura, a inovação ocorre “por aproximações sucessivas”. Disse que é preciso se informar do que é inovação, experimentar. Lembrou aos docentes que eles também são protagonistas. “O importante é atitude na sala de aula. Inovação é atitude. Custa? Custa! Precisa ser ousado, corajoso para fazer essa passagem. Mas também não é do dia para a noite que me transformo. É processo, é preciso querer. Eu preciso estar motivado para dar um passo, experimentar. Se eu não andar, não vou ver o que acontece lá fora”, concluiu a fazer uma analogia de ter que superar obstáculos até chegar a uma porta e abri-la para ver o que há do outro lado.