4 de outubro de 2017

UNIFENAS apoia Feira de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Estandes foram montados próximos à Concha Acústica da Praça Getúlio Vargas

A UNIFENAS foi uma das instituições que apoiaram a realização da 1ª FITE (Feira de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo) da cidade de Alfenas.

Os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Agronomia participaram do evento que ocorreu na Praça Getúlio Vargas, no dia 16 de setembro. Realizada pela Prefeitura da Cidade e o Programa Cidade Escola, a Feira contou com palestras e eventos culturais.

A Liga Empreendedora Universitária da UNIFENAS, que representou o curso de Administração, fez uma abordagem de forma a incentivar o Protagonismo Jovem. Uma de suas propostas foi despertar nos jovens o que chamam de “pensar fora da caixa”, ou seja, não se limitar a esperar que o mercado profissional possa lhes oferecer e sim o que eles podem oferecer ao mercado profissional.

O curso de Ciência da Computação apresentou projetos desenvolvidos na Universidade, como aplicativos voltados para a inclusão social e para o agronegócio. A Engenharia Civil levou aparelhos que aguçaram a curiosidade dos visitantes e demonstrou o quanto tecnologia está ligada à construção civil, assim como na área da Arquitetura e Urbanismo. O curso de Ciências Contábeis aplicou uma pesquisa de opinião relacionada ao ambiente, atendimento, palestras entre outros. Informações que podem contribuir para a realização de uma próxima edição da Feira de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo de Alfenas.

Como disse o Professor Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, no evento a Universidade pôde mostrar para a comunidade a sua importância na formação dos profissionais. E acrescentou em relação à participação dos alunos: “Também não deixa de ser uma oportunidade deles se integrarem. Primeiro mostrarem o conhecimento que adquirem dentro da Universidade e darem a sua contribuição em termos de inovação tecnológica para a região”.

Um dos responsáveis por estimular a realização da Feira, o vereador Waldemilson Gustavo Bassoto, falou do potencial da cidade para o empreendedorismo e que o município detém no conhecimento uma de suas maiores riquezas, graças às universidades. “A ‘natureza’ de Alfenas é ser empreendedora. Nós tivemos grandes empreendedores, professor Edson Antônio Velano, Leão de Faria e continuam tendo, só que muitas vezes não têm oportunidade. Então, a Feira é para mostrar essa questão do empreendedorismo e dessa inovação tecnológica que é o presente e o futuro.”