4 de outubro de 2017

Simpósio debate sobre o suicídio

Rosângela Fressato
A palestrante Lucilene Alves Nogueira

Com tema “Suicídio na juventude: é preciso romper o silêncio”, o Projeto Medicina Legal e Patologia Humana da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu seu segundo Simpósio.

Durante o evento, os membros do Projeto UNIcenas exibiram o curta metragem “Só eu sei” sobre o qual, a professora Vânia Bressan teceu comentários. Também o professor de Direito da UNIFENAS, Victor Corrêa, explanou sobre o tema do ponto de vista jurídico e médico legal. A coordenadora do Programa Xô Suicídio, de Alfenas, Lucilene Alves Nogueira, acrescentou outros detalhes sobre o tema do filme.

A presidente do Projeto, a acadêmica de Medicina Gabriela Bernardes Martins Peixoto, diz que o evento é voltado para a população jovem, principalmente para os estudantes de todos os cursos da UNIFENAS. Sobre o tema, a estudante relata que, por meio de uma pesquisa sobre o suicídio em Alfenas e microrregião, verificou-se um alto índice dessa prática. “E também, como aqui em Alfenas aconteceram alguns casos de suicídio entre estudantes, decidimos falar sobre isso. A pesquisa revelou que os casos ocorrem mais entre idosos e na população masculina”.

Para Gabriela, a melhor forma de prevenção contra o suicídio é saber conversar. “Vamos acolher aqueles que têm transtornos mentais ou que tenham alguma dificuldade, que são os principais fatores que levam ao suicídio. Muitas vezes, a pessoa sofre calada, pois, por estar envolvida com um tabu, ela não fala sobre isso e acaba culminando num ato de suicídio”.

O Simpósio faz parte também da Campanha Setembro Amarelo – Mês da Prevenção ao Suicídio.