24 de outubro de 2017

Alunos da UNIFENAS em 1º lugar no Hackthon de Itajubá

Rosângela Fressato
Jonathan Marques, Diego e Fabrício

O Projeto #TáBonito, de autoria dos acadêmicos do 6º período de Ciências da Computação da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, Jonathan Marques, Diego Barbosa Pereira e Fabrício Moreira, classificou-se em 1º lugar no - Hackathon - Transparência Brasil, que ocorreu em Itajubá-MG, com o objetivo de criar soluções interativas para dar maior transparência à execução de obras públicas.

Os estudantes explicam que o projeto da equipe cria um integração com o Facebook e com o Instagram e, desse modo, qualquer comentário nas redes sociais sobre obras públicas e que estejam com a #TáBonito vão para o software. “A ideia é criar uma página que disponibilize essas informações, avaliando as construtoras de acordo com a execução dos contratos para construção de escolas e creches”, explica Fabrício.

Segundo os acadêmicos, outra funcionalidade do projeto #TáBonito é que a população pode tirar foto de uma obra pública que está parada e enviá-la para o site #TáBonito, questionando a construtora. Esse comentário será encaminhado para a empresa e, caso não haja resposta em uma semana, o post será disponibilizado para o público e a avaliação negativa será validada na página do #TáBonito. “O objetivo é que a população possa consultar a reputação das construtoras no software”, comenta a equipe.

Para Fabrício, foi muito gratificante ter obtido o primeiro lugar: “ficamos muito felizes com nossa atuação durante as 24horas de desenvolvimento”.

Os alunos observam que o curso da UNIFENAS contribuiu para que chegassem a esta classificação. “A instituição é excelente, os professores nos transmitem todos os conhecimentos necessários”, destaca Fabrício.