21 de novembro de 2017

Sentidos aguçados para avaliar a comida mineira

O “1º Concurso Resgate da Comida Mineira” atraiu um grande número de acadêmicos ao Centro Esportivo da UNIFENAS

Uma competição de que mexe com a visão, o olfato e o paladar. Estes três sentidos foram usados por uma comissão de convidados, professores e gestores da UNIFENAS que avaliaram os pratos preparados para o “Primeiro Concurso Resgate da Comida Mineira”. O local escolhido para a realização do concurso foi o Centro Esportivo da Universidade, no dia 26 de outubro.

A competição foi toda organizada pelos alunos do 2º, 4º e 6º períodos curso de Nutrição, que, a partir da ideia de dois professores (Alexandre Ponciano e Jussara Maria de Oliveira Mesquita), a criaram como forma de valorizar pratos elaborados com o “jeitinho” mineiro. Comerciantes de Alfenas e região foram convidados a participar com seus produtos. Coube às professoras Júlia Macedo Bueno e Lidiane Paula Ardisson Miranda a orientação do evento. Ele faz parte das atividades integradoras do curso, que desperta nos alunos a liderança, a criatividade e a iniciativa.

O Concurso, bem aceito pela comunidade acadêmica, contou com 5 estandes de pratos doces e 8 de pratos salgados. No final, os jurados chegaram ao veredito e premiaram os dois primeiros lugares de cada categoria. O Feijão Tropeiro ganhou como o melhor prato salgado e em segundo ficou a pamonha. Nos pratos doces, o segundo lugar foi para a Bala de Leite, e o primeiro para o Pastel de Fubá, com recheio de queijo e goiabada.

Os pratos foram vendidos a R$ 5,00 reais e, deste valor, R$ 1,50 destinado a uma instituição filantrópica. De acordo com a profa. Julia, em 2018 o evento será realizado novamente. E, como expôs a profa. Lidiane, elas esperam fazer um “Concurso Resgate da Comida Mineira” ainda maior, para atrair a população de Alfenas.