21 de novembro de 2017

Orientação sobre o câncer de mama para mulheres e Pets

Ação ocorreu na Praça Getúlio Vargas de Alfenas

Em apoio à campanha do “Outubro Rosa”, integrantes de ligas de saúde do curso de Medicina e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS desenvolveram uma ação de conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama tanto para as mulheres, como para os animais de estimação, chamados de Pets. A ação, na Praça Getúlio Vargas de Alfenas, ocorreu no sábado, dia 28 de outubro.

As informações foram transmitidas em estandes montados próximos à Concha Acústica e com panfletagem ao redor da praça. Os temas expostos pelas ligas envolveram a endometriose, assunto abordado pela Liga de Dor e Anestesiologia; a detecção de alterações na mama e a importância do diagnóstico precoce do câncer, destacado pela Liga de Ginecologia e Obstetrícia; e a prevenção do câncer do colo de útero, sob a responsabilidade da Liga de Oncologia.

Com a orientação da Profa. Maria Cristina Costa Resck, coordenadora da Medicina Veterinária, os alunos do curso, por meio das atividades integradoras do 2º período, desenvolveram o “Outubro Rosa Pet”. Eles falaram sobre a prevenção do câncer de mama nos animais. Eles usaram um cão de pelúcia para demonstrar como deve ser feita a apalpação das mamas, e explicaram que, assim como no ser humano, o câncer de mama nos animais tem boas chances de cura quando diagnosticado precocemente.

Durante a ação em comemoração ao “Outubro Rosa”, houve ainda a aferição da pressão arterial. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente e apoiou a Universidade. Como destacou o Prof. Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, esta é mais uma ação “de conscientização promovida pela UNIFENAS e o importante é levar para a população todas as informações referentes à questão do câncer de mama”.