9 de fevereiro de 2018

3º Fórum de Gestores

UNIFENAS reúne gestores em programa de capacitação

Gestores durante o Fórum realizado no câmpus de Belo Horizonte

Colaboração Pró-reitoria acadêmica

Pelo terceiro ano consecutivo, a UNIFENAS promoveu o 3º Fórum de Gestores da UNIFENAS, desta vez na unidade Itapoã de Belo Horizonte-MG. O Fórum tem como público-alvo os pró-reitores, diretores, supervisores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação e objetiva desenvolver o corpo de gestores da Universidade com conteúdos atuais e reflexivos sobre gestão educacional; socializar e dividir experiências entre os gestores; vivenciar a importância da gestão compartilhada; difundir a política institucional e alinhar os pensamentos e o espírito de liderança.

A palestra da abertura contou com a presença do professor Rodrigo Capelato, diretor executivo e assessor para assuntos econômicos do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (SEMESP), que versou sobre o tema “Ensino Superior no Brasil: Panorama, Tendências e Indicadores de Qualidade”. Na sequência, como palestra magna, os gestores foram brindados com o excepcional palestrante Alfredo Rocha, com o tema “liderando com criatividade e inovação”. Alfredo Rocha é palestrante mais prestigiado na atualidade no Brasil. Mais de 3 milhões de pessoas já assistiram a ele ao vivo, que tem como pontos fortes a simplicidade, a objetividade, o conteúdo e a descontração. A palestra visou sensibilizar gestores motivando-os para liderança com inovação e para a busca de alta performance.

No segundo dia do evento, o tema foi avaliação com um minicurso seguindo de workshop proferidos pelas professoras Maria das Graças Auxiliadora Fidelis Barboza e Maria do Socorro da Costa e Almeida, que abordaram os temas “Reflexões sobre concepções e narrativas inerentes aos processos de avaliação da aprendizagem no Ensino Superior” e “Construção de Dispositivos Interdisciplinares de Acompanhamento de Aprendizagem”. A professora Dra. Maria das Graças Auxiliadora é doutora em Ciências da Educação – ênfase em formação de professor - pela Universidade de Lisboa, e a professora Maria do Socorro é doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Ambas atuam no grupo de pesquisa em trabalho e formação de professor – Universidade Católica de Salvador.

No final do segundo dia, tendo como objetivo complementar a socialização e confraternização, houve um happy hour oferecido pela UNIFENAS no Restaurante Olegário Pampulha. No último dia do Fórum, foi a vez da professora Niube Ruggero abordar os conteúdos de “Práticas e Políticas Regulatórias para Coordenadores de cursos do Ensino Superior”. Professora Niube é diretora acadêmica e de regulação da Universidade Braz Cubas e tem vasta experiência em processos regulatórios do Ministério da Educação.

O encerramento do evento foi com o professor Gustavo Hoffmann, que, na Universidade de Harvard, estuda os temas aprendizagem ativa, ensino híbrido e sala de aula invertida.

O professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico da UNIFENAS, destacou que 3º Fórum de Gestores da UNIFENAS representa um momento de profundas trocas de experiências entre os palestrantes e os gestores, pois ficaram imersos nas atividades por três dias, desde atividades expositivas a atividades em grupo, fortalecendo e enriquecendo as discussões.