9 de fevereiro de 2018

Vice-presidente do Conselho Federal da OAB ministra aula magna em Alfenas

Luís Cláudio da Silva Chaves, vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, durante a aula para comunidade acadêmica, advogados e convidados

Luís Cláudio da Silva Chaves, vice-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, esteve em Alfenas para ministrar a aula magna do curso de Direito da UNIFENAS. Em sua exposição, ele destacou a atuação e os desafios que a advocacia impõe a novos e antigos profissionais. A aula ocorreu no dia 7 de fevereiro, no Salão de Eventos Professor Edson Antônio Velano.

Ao iniciar a aula magna, o vice-presidente disse ao público, na sua maioria formado por universitários e advogados, que “A defesa do Direito não é apenas o nosso meio de vida, é a razão da nossa vida”. Após os cumprimentos às autoridades presentes, ele fez sua exposição do tema “A Advocacia do Século XXI: o futuro da advocacia e do advogado”.

Por cerca de uma hora, Luís Cláudio levou os presentes a pensar na ética profissional e nas formas de pacificação social, que envolvem a mediação e a conciliação para se resolver os conflitos. Ele destacou como a tecnologia tem influenciado a área jurídica, por exemplo, por meio dos processos eletrônicos e do robô jurídico, este, um dos desafios para os advogados deste século. “O advogado que hoje é um mero copiar e colar de peças, vai ser substituído pela máquina. Mas aquele que, realmente, coloca o seu pensamento jurídico a bem da solução dos conflitos, esse jamais será substituído pela máquina”, afirmou.

Na aula magna, a reitora Maria do Rosário Araújo Velano agradeceu a presença do vice-presidente do Conselho Federal da OAB. O advogado já coordenou o curso de Direito da UNIFENAS, em Belo Horizonte, e ministrou cursos de especialização em Alfenas e Campo Belo. Em seu discurso, a reitora também disse aos alunos que o curso de Direito de Alfenas está consolidado no campo da educação há quase 30 anos e encerrou com as boas-vindas aos ingressantes. “Neste início de ano acadêmico, nossos votos são para que perseverem com garra, no objetivo que cada um de vocês traçou para si: o de se tornar profissional do Direito”.

A aula foi prestigiada com as presenças de Rodrigo Lemos Urias, presidente da OAB-MG Subseção Alfenas, acompanhado por ex-presidentes; da Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, vice-reitora a UNIFENAS; do Prof. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico; do Prof. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade; da Profa. Ivânia Goretti Oliveira Pereira, coordenadora do curso de Direito; bem como outras autoridades universitárias, professores, advogados, acadêmicos de diversos períodos e convidados.