27 de fevereiro de 2018

Vacinação contra a Febre Amarela na UNIFENAS

Campanha é voltada para alunos e colaboradores da Universidade e se encerra no dia 2 de março

Sob a supervisão da Professora Adriana Ponciano, alunos do 9º período do curso de Enfermagem da UNIFENAS promovem, na Universidade, a campanha de vacinação contra a febre amarela. Com o slogan “O alvo pode ser você. Vacine-se”, a campanha conscientiza universitários e colaboradores da instituição sobre a importância da vacinação. A proposta é vacinar o maior número possível de pessoas que não procuram os postos de saúde de Alfenas, em alguns dos casos, devido ao tempo limitado.

Com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Alfenas, o grupo responsável pela campanha já a desenvolveu nos dias 19, 23 e 26 de fevereiro, em diferentes locais da Universidade. Nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a vacinação ocorrerá no espaço próximo ao Salão de Eventos I e da agência do Santander, das 17 às 19h. A campanha se encerra na sexta-feira, dia 2 de março, no mesmo espaço, no horário de 7h às 11h30.

Além da febre amarela, também são disponibilizadas as vacinas de difteria e tétano, hepatite b e a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Para participar da campanha é preciso apresentar a carteira de vacinação. Segundo a professora Adriana, caso a pessoa não tenha nenhum cartão ou histórico vacinal, será providenciado um cartão no local da vacinação. “É importante que as pessoas compreendam que o cartão de vacina é um documento essencial, para ser portado, carregado junto com elas. Deve ser guardado assim como o RG ou CPF.”

Quanto às restrições para receber a vacina da febre amarela, a professora informa que quem é alérgico à proteína do ovo, assim como quem possui alguma doença, deve antes passar por uma avaliação médica.