2 de março de 2018

Acadêmicos de Ciência da Computação são premiados na Câmpus Party 2018

Da redação
Jonathan Marques, Luan Vieira e Samuel Soares com a placa de 3º lugar, acompanhados por outros acadêmicos da UNIFENAS

Jonathan Marques, Samuel Soares e Luan Vieira, alunos do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, participaram da maratona de programação da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo, obtendo o 3º Lugar. Esteve presente, acompanhando os acadêmicos, o prof. Wesley Natanael Gallo. A edição de 2018 ocorreu de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, em São Paulo.

Já habituados às maratonas de programação, conhecidas como “Hackathon”, os acadêmicos disputaram a maratona que tinha por objetivo desenvolver uma solução baseada em automação para uma das maiores empresas de louças e metais sanitários do país, a DECA. O desafio era desenvolver um sistema automatizado para conferência e apontamento de falhas na produção de louças sanitárias.

Os alunos utilizaram sensores de frequência para identificar rachaduras nos materiais e também conseguiram detectar se o material estava com a cor padrão exigida, por meio da análise de pixels em fotos dos produtos. Os conhecimentos formados no curso, principalmente nas disciplinas de Sistemas Embarcados e Processamento de Imagens, possibilitaram a eles desenvolver uma solução que foi premiada com o terceiro lugar entre todos os times de diversas universidades de todo o Brasil que disputaram a maratona.

Os representantes da UNIFENAS relataram que o apoio incondicional da Universidade, junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, a Diretoria de Graduação e à coordenação do curso de Ciência da Computação, foi fundamental para o êxito na Hackaton. Também se sentiram encorajados com esta experiência que atesta a qualidade do curso e a excelência com que prepara seus acadêmicos para o mercado de trabalho. “Mostramos que qualquer um consegue algo dedicando-se e com esforço”, afirmou Samuel Soares.

O curso de Ciência da Computação da UNIFENAS pretende incentivar ainda mais seus acadêmicos na participação em eventos do gênero, de forma que cada vez mais possam viver esta experiência construtiva e gratificante para todos.