2 de março de 2018

UNIFENAS inicia aulas de Arquitetura e Urbanismo

Rosângela Fressato
Após a palestra da Dra. Rosana, calouros posam para a foto

Foi com muita alegria que a professora Carolina Soares Horta de Souza e demais docentes receberam os alunos ingressantes ao novo curso que a UNIFENAS passa a oferecer a partir deste semestre de 2018, Arquitetura e Urbanismo.

No primeiro dia de aula, 19 de fevereiro, Carolina, que coordenará o curso, deu as boas-vindas aos acadêmicos, ressaltando sua disponibilidade e também a de todo o corpo docente, em recebê-los, acolhê-los e orientá-los em todas as suas dúvidas. “Aqui na UNIFENAS, somos todos uma grande família, e o curso de Arquitetura e Urbanismo é minha família mais íntima. Estamos à disposição para ajudá-los e orientá-los no que for preciso, a todo momento”.

Em sala de aula, a coordenadora apresentou os professores que irão acompanhar os estudantes no primeiro semestre, explicou o funcionamento das aulas (frequência, avaliação e disciplinas) e ressaltou a importância das atividades extraclasses.

No segundo dia, os universitários prestigiaram uma palestra proferida pela arquiteta, professora Dra. Rosana Soares Bertocco Parisi. Em entrevista, a palestrante enfatizou que a Arquitetura é uma profissão de grande importância, pois a boa cidade é projetada por bons arquitetos. “Os espaços para o homem viver, morar e trabalhar precisam ser projetados por arquitetos, pois estes profissionais têm uma formação muito ampla e muito multidisciplinar”. Em relação ao mercado de trabalho, Dra. Rosana enfatiza que, embora haja muitas escolas de Arquitetura nos grandes centros, as pequenas cidades sempre precisam destes profissionais junto à prefeitura ou a Emater ou a um organismo técnico da área de Paisagismo e Planejamento, pois são eles quem vão ajudar a cidade a melhorar. “Assim, sempre há espaço para o bom profissional”.

No final de sua fala, a professora explicou alguns requisitos para os futuros profissionais da UNIFENAS galgarem posições de sucesso: “É necessário se envolver ao máximo com todas as atividades que o curso proporcionar; fazer viagens para lugares com bons exemplares de arquitetura, urbanismo e paisagismo; ampliar sua formação, frequentar exposições, pesquisar em livros, na Internet, assistir a bons filmes e documentários, e, o mais importante, ter muito amor pelo que faz”.

Após a palestra, os alunos, acompanhados pela coordenadora e professores, visitaram alguns locais da Universidade, como a biblioteca central, secretaria e laboratórios.

Alunos entusiasmados

Os novos estudantes ouviram as falas dos professores e palestrante com muita atenção e confessaram estar bastante motivados para o novo curso: “Pelo primeiro contato que tive com os professores, eles se mostraram excelentes profissionais; os laboratórios são maravilhosos, tudo novinho. Estou muito entusiasmado, 100% confiante que o curso será um sucesso”, enfatiza o acadêmico Alex Jordão Gomes.

Joana Maria Pereira Costa comenta que sempre gostou da área de construção, e quando a UNIFENAS ofereceu Arquitetura, não pensou duas vezes. “Prestei vestibular e fiquei muito feliz. Gostei de tudo que vi até agora: os laboratórios são espetaculares e os professores são incríveis. É a realização de um sonho”.

A coordenadora do curso destaca que o perfil do profissional que a UNIFENAS pretende formar é um arquiteto “mais humano, generalista, com capacidade de conviver e trabalhar em equipe, e que consiga resolver as demandas da sociedade, realizar os seus desejos e seus anseios”.