Notícias

6 de abril de 2018

UNIFENAS promove seu primeiro Hackathon


Rosângela Fressato
Ampliar foto
A divulgação do evento ocorreu na Sala Professor Edson Antônio Velano com a presença de alunos e parceiros do encontro

Com o tema “Atenção Farmacêutica”, o curso de Ciência da Computação e a diretoria de Assuntos Comunitários promoverão, dias 14 e 15 de abril, a primeira edição do “Hackaton Comp@Ation 2018” da UNIFENAS, que contará com o apoio da Liga de Atenção Farmacêutica, do curso de Farmácia, e da Liga de Farmacologia e Terapêutica, do curso de Medicina.

O evento, que ocorre em parceria com a empresa Alfalagos, Webgoal e SEBRAE, tem a finalidade de buscar soluções tecnológicas inovadoras para situações apresentadas na abertura do encontro.

A divulgação do evento ocorreu dia 14 de março, na Sala Professor Edson Antônio Velano, quando foram passadas todas as informações aos estudantes. As inscrições se encerram às 21 horas do dia 9 de abril.

Os vencedores receberão como prêmios R$1.000,00 para a equipe vencedora, doados pela empresa Alfalagos; R$500,00 para a equipe vencedora em 2º lugar, também doados pela empresa Alfalagos; e inscrições para o evento Caipira Ágil, doada pelo proprietário da emprega Webgoal e egresso da UNIFENAS, Matheus Haddad para a equipe que se classificar em 3º lugar.

A coordenadora do curso de Ciência da Computação, professora Flávia Aparecida Oliveira, relata que o grande objetivo do Hackathon é integrar todos os alunos do curso com os demais cursos da Universidade. “Vamos integrar também os alunos da Computação com os da Farmácia e Medicina, em que estes apresentarão um problema (que também é um problema da sociedade em geral, dos pacientes) e nós, da computação, vamos tentar resolver através do Hackathon, dessa maratona”. Segundo ela, este trabalho é uma oportunidade para os alunos aprenderem a trabalhar em equipe, uma característica bastante cobrada no mercado de trabalho. “Estamos felizes por poder proporcionar isso aos alunos, felizes com o apoio da UNIFENAS. Este será o primeiro de muitos hackathons, tenho certeza”.



Conselhos



O egresso Matheus Haddad e sócio da Webgoal, em sua fala aos presentes, citou alguns conselhos para que os futuros profissionais tenham sucesso no mercado de trabalho. Segundo ele, é preciso saber identificar e estruturar um problema para depois buscar uma solução, fazendo isso em equipe. “Estes são os conselhos mais relevantes para qualquer profissional do conhecimento que está hoje nesse mercado onde existem complexidades em relação a estes problemas e soluções inovadoras que só fazem sentido com esses conselhos”.

Ele esclarece que equipe é quando você tem todo mundo comprometido com o mesmo resultado. Na faculdade, apesar dos alunos trabalharem em grupos, eles estão preocupados com a sua avaliação, em ser aprovados. “Então, quando há um problema e reúnem pessoas interessadas na solução desse problema, aí sim, você tem o espírito de equipe para resolver aquilo coletivamente em busca de benefícios que sozinho nenhum deles poderia ter”.



Apoio empresarial



Solon Cruxen, gerente geral da Alfalagos e acadêmico de Direito da UNIFENAS, conta que Alfalagos é uma empresa que distribui medicamentos e material hospitalar que sempre buscou a inovação. “Assim,quando nos foi apresentada essa ideia do Hackathon, unindo a parte farmacêutica com a parte de informática, foi muito interessante para nós e nos apressamos em apoiar esse projeto. É importante que exista o apoio do empresário junto ao desenvolvimento universitário, pois são nas universidades que estão as grandes informações”.