21 de maio de 2018

Dez anos de “Sábado na Praça”

Recreação e orientação física integram a programação do evento

Dança Circular é uma das apresentações mais tradicionais do “Sábado na Praça” e aproxima acadêmicos e comunidade

O “Sábado na Praça”, que tem por objetivo levar o “Bem-estar e qualidade de vida à comunidade”, completou dez anos de realização. Tradicionalmente, o evento organizado pelo curso de Educação Física da UNIFENAS ocorre na véspera do Dia das Mães e promove atividades recreativas para crianças e orientações na área da saúde para jovens e adultos. Realizado na Praça Getúlio Vargas de Alfenas, ele conta com a apresentação de academias de dança, bem como com ações de outros cursos da Universidade.

Um ano após o início da sua primeira turma, o curso de Educação Física, que nasceu com a proposta de ser uma graduação diferenciada, criou o “Sábado na Praça”. A Professora Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, diretora de graduação da UNIFENAS, à época coordenadora do curso, confidenciou que o evento surgiu para aproximar os acadêmicos da comunidade. “Nós tínhamos duas turmas, mas conseguimos atingir o objetivo daquela época”.

Nestes dez anos, apenas a segunda edição ocorreu no Bairro do Pinheirinho e contou com a transmissão ao vivo pela TV Alfenas. Ao retornar para a Praça Getúlio Vargas, no ano seguinte e com as ininterruptas edições, o evento se consolidou. “O objetivo maior do ‘Sábado na Praça’ é a interação Universidade e sociedade. Fazer com que o aluno possa mostrar o seu trabalho para a pessoa que amanhã poderá se tornar um cliente para ele. Dentro de que perspectiva? Saúde e qualidade de vida”, afirmou Yvan Fernandes Vilas Boas, coordenador do curso de Educação Física, do câmpus de Alfenas.

A cada edição novas atividades são propostas de forma a atender ao anseio da comunidade. Segundo o Professor Yvan, o evento é planejado logo após a sua execução e há uma disciplina “no início do semestre letivo que tem como um de seus conteúdos o ‘Sábado na Praça’”. Além dos brinquedos infláveis, são elaborados pelos próprios universitários jogos e brincadeiras que utilizam materiais recicláveis.

Todos os períodos da Educação Física participam do planejamento e execução do evento. A recreação, que também envolve pintura na face e criação de brinquedos a partir de balões, fica sob a responsabilidade dos primeiros períodos. Os alunos que estão nos últimos anos do curso trabalham a prestação de serviços como, por exemplo, a avaliação física e postural, assim como a aferição da pressão arterial e da glicemia.

A cada ano outros cursos da UNIFENAS dão a sua contribuição. Neste décimo evento, o curso de Nutrição realizou avaliação nutricional, e o curso de Estética e Cosmética maquiou, fez tratamento fácil e outras atividades ligadas à graduação.

O carinho e o envolvimento do aluno com o “Sábado na Praça” chega a surpreender os professores. Mesmo após a graduação, muitos dos egressos de Educação Física fazem questão de participar. “A gente percebe e isso é tão forte que encontrei com diversos egressos ainda com o brilho nos olhos, ainda com o coração cheio de alegria por participar. Isso fez diferença na formação deles”, disse a diretora de graduação.

Na programação de 2018 constou a participação do Tiro de Guerra de Alfenas, que abriu o evento com o Hino Nacional e, posteriormente, seguiram-se as apresentações dos grupos e academias de dança na Concha Acústica. Estavam programadas as seguintes apresentações: Ballet Adágio, Escola de Dança Rosana Moterani, Grupo de Dança ATC, Cia + Dança (Areado), Stúdio Fitness Club, Alpha Academia, “A Liga”, Dança Circular com Universitários e a comunidade, bem como Roda de Capoeira. Durante o evento, houve também o sorteio de brindes organizado pela ACIA (Associação Comercial e Industrial de Alfenas).