21 de maio de 2018

Palestras para acadêmicos de ciências agrárias

Parte dos palestrantes, integrantes do Nepar e professores da UNIFENAS

O 6º Ciclo de Palestra do Nepar (Núcleo de Estudos em Pastagem e Ruminantes) da UNIFENAS contou com seis palestras, proferidas por pesquisadores e extensionistas de outras instituições. A sustentabilidade da produção de carne e leite foram os principais assuntos expostos ao público, formado por alunos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e pós-graduação, no dia 15 de maio.

A proposta do ciclo é transmitir informações que complementem a formação acadêmica. Como destacou o professor Adauton Vilela de Rezende, orientador do Nepar, o evento trata de assuntos em evidência, a exemplo dos cruzamentos industriais de diferentes raças de bovinos e seu manejo, considerando as tecnologias envolvidas e a sustentabilidade.

O Nepar é composto por mais de 30 pessoas. Elas participam da organização e realização do Ciclo de Palestra, que envolve a extensão, a pesquisa e o ensino extraclasse. Em 2018 o Núcleo completa 15 anos e, além do campo de transmissão de conhecimento, tem desenvolvido a oratória dos alunos. Segundo o Prof. Adauton, como uma de suas atividades, eles têm de apresentar em seminário os resultados de suas pesquisas. “Isso dá um diferencial muito grande quando se formam”, disse o orientador.

Palestrantes

Este ano os palestrantes convidados foram: Rodrigo Menezes, médico veterinários da Sementes Limagrain, que destacou a “Produção da Silagem de Milho de Alta Qualidade”; Ricardo Andrade, técnico da ABCB Senepol, que falou da “Raça Senepol e Cruzamento Industrial”; Murillo Trettel, da AT Comercial DSM Tortuga, com o tema “Importância da Suplementação Proteica na seca para gado de corte”; Marcelo Rosa, do IF Sul de Minas – Câmpus Muzambinho, que tratou do “Manejo de Curral”; Marcelo Martins, subsecretário de Desenvolvimento Rural da Sead – Emater, com o tema “Produção de Leite a Pasto”; e Leonardo Martin, da GenePlus Embrapa, que encerrou o ciclo com a palestra “Melhoramento Genético Animal em bovinos de corte: aspectos atuais e futuros no Brasil”.