Notícias

7 de junho de 2018

Larissa Velano recebe Medalha de Mérito em Clínica Médica


Soloni Viana
Ampliar foto
Dra. Larissa Araújo Velano Dozza recebe Medalha do Mérito em Clínica Médica das mãos do professor Dr. Antônio Carlos Lopes, presidente da SBCM

Na noite do dia 23 de maio, a SBCM (Sociedade Brasileira de Clínica Médica) realizou cerimônia para a entrega das Medalhas de Mérito em Clínica Médica a autoridades que muito contribuíram para a construção e fortalecimento desta especialidade no Brasil. A solenidade aconteceu na sede da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo-SP, mesmo local onde, há três décadas, foi oficialmente fundada a Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Foi um momento histórico, para a entidade, a Clínica Médica e as pessoas agraciadas com a medalha.

Além dos clínicos, foram homenageados integrantes de sociedades de outras especialidades similares, especialistas de referência no cenário médico nacional, autoridades civis e militares e amigos da Clínica Médica.

Foram agraciados com a medalha 54 autoridades, das quais 12 são generais do Exército, 38 médicos e cinco amigos da Clínica Médica.

Entre as autoridades que receberam a medalha, o nome da alfenense Larissa Araujo Velano Dozza, presidente da FETA, fundação mantenedora do Hospital Universitário Alzira Velano, mereceu destaque, não apenas por ser a mais jovem entre os homenageados, mas principalmente pela expressiva contribuição que ela tem dado, ao longo dos anos, à SBCM, a especialidade Clínica Médica, ao ensino da medicina, e à formação e à assistência em saúde, como médica e gestora.

Na abertura do evento, o diretor da SBCM e sócio fundador, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho proferiu caloroso discurso sobre a trajetória da SBCM e apresentou uma retrospectiva das principais ações realizadas pela entidade desde sua criação, em 16 de maio de 1989.

Após o discurso, compuseram a mesa diretora o presidente da SBCM, Dr. Antonio Carlos Lopes, o presidente da APM, Dr. José Luiz Gomes do Amaral, o corregedor do CFM, Dr. José Fernando Maia Vinagre, o Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, Dr. Wilson Modesto Pollara e o General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro.

Em discurso, o criador da SBCM, professor Dr. Antônio Carlos Lopes, muito emocionado, agradeceu a presença de todos e relembrou a dura luta encampada nos últimos 30 anos para o reconhecimento da Clínica Médica, além do seu incansável trabalho para que o clínico fosse devidamente valorizado pela sua importante atuação no sistema de saúde brasileiro. “Eu fico muito feliz de ver a SBCM ombrear-se às principais sociedades da Associação Médica Brasileira. A SBCM carrega seus paradigmas que são muito fortes. Nós, da Clínica Médica, precisamos enfrentar a tecnologia através daquilo que ninguém fazia e faz, que é o atendimento cuidadoso, o humanismo, e a valorização da relação médico-paciente. Esse foi o motivo que nos permitiu seguir em frente. Hoje, a SBCM é uma entidade forte, estabelecida, pujante”, disse Antônio Carlos. Ele relembrou com emoção o início da trajetória e as dificuldades enfrentadas.

“Nós criamos a SBCM, e nessa mesma sala a inauguramos. E quando montamos a mesa, a plateia esvaziou, pois só estavam presentes aqueles que participariam da diretoria da entidade. Era um desafio imenso, tínhamos pela frente inúmeras dificuldades”, recordou Lopes.

Ao final de seu discurso, Antônio Carlos Lopes fez questão de agradecer a todos que contribuíram com a SBCM. “Agradeço a todos os convidados, que colaboraram e ainda colaboram com a nossa especialidade, hoje postada em lugar de destaque no cenário científico e assistencial no Brasil”.

Após a entrega da comenda à presidente da FETA, o presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, novamente parabenizou Dra. Larissa Velano pela Medalha do Mérito em Clínica Médica e agradeceu sua ilustre presença na cerimônia, dizendo: “Você também faz parte da nossa história. Seu apoio e parceria foram determinantes para que a Clínica Médica se estabelecesse como uma especialidade respeitada e valorizada no cenário nacional.”

Dr. Antônio Carlos Lopes declarou que a SBCM sente-se honrada em homenagear a Dra. Larissa Velano, por ocasião da solenidade comemorativa dos 30 anos da Sociedade. “A Dra. Larissa é exímia gestora, seguindo os passos de seu pai, Professor Edson Velano, tornou-se uma visionária, colaborando sempre para com o ensino médico e quem o faz está contribuindo para com a humanidade. Parabenizo a Dra. Larissa, que mantém a escola médica da UNIFENAS ombreada às melhores escolas particulares do país”, afirmou ACLopes.

Para a homenageada, Dra. Larissa Araújo Velano, a noite foi mais que especial e emocionante. Ela se sentiu honrada em receber a medalha e afirmou: “Receber a Medalha do Mérito em Clínica Médica, pela respeitada Sociedade Brasileira de Clínica Medica, honraria que me foi entregue pelas mãos de seu presidente, Dr. Antônio Carlos Lopes, pessoa que tem meu respeito, admiração e gratidão, é uma grande alegria e responsabilidade. Conheço a história da SBCM e do seu fundador Dr. Antônio Carlos Lopes, que sempre lutou pela valorização do Clínico, e conseguiu demonstrar sua importância, principalmente nos dias atuais, onde sobressaltam exames e falta o cuidado, o toque, e o ouvir o paciente. Receber esta comenda do Mérito em Clínica Médica, ao lado de colegas ilustres e importantes, como generais do alto comando do Exército, do ilustre Dr. Fábio Jatene, Secretário Municipal de São Paulo, Dra. Vera Deláscio Lopes e tantos outros competentes homenageados com carreiras sólidas, me enche de orgulho”, afirmou Dra. Larissa Velano, dizendo: “Sempre acreditei e defendi a atuação do médico clínico, desde a formação de nossos estudantes nos cursos de Medicina da UNIFENAS, em Alfenas e Belo Horizonte”. Afinal, enfatizou Larissa, “devemos ver o paciente como um todo”.

Larissa Velano agradeceu a honraria recebida ao presidente da SBCM e fez questão de dedicar a homenagem à memória do seu pai, Professor Edson Antônio Velano, fundador da UNIFENAS. “Essa honraria vem confirmar a excelente formação médica que tive e minha dedicação aos estudos. Essa vitória dedico a meu pai, Edson Antônio Velano. Também agradeço e compartilho este momento ímpar em minha vida, com minha mãe, Maria do Rosário Araújo Velano e minha irmã, Viviane Araújo Velano Cassis”.



Pelas redes sociais, Dra. Larissa Araújo Velano Dozza recebeu centenas de cumprimentos pela homenagem recebida. Entre tantos cumprimentos registramos alguns:



Emília Velano: “Larissa, que causa nobre é a luta pela valorização da clínica médica, principalmente num mundo onde ela é tão necessária, e tantas vezes esquecida.”



Valda Shimakura: “Parabéns a vocês e a seu pai, que de onde estiver, está explodindo de felicidade. Deus abençoe para que continue a obra que ele começou e vocês continuando com muito amor e competência. Parabéns!”



Maria Auxiliadora Soares Prado: “Honraria mais do que merecida. Principalmente por manter um curso de excelência em medicina aqui em Alfenas, em Minas Gerais e no Brasil como um todo. Tenho certeza que dr. Antônio Carlos Lopes escolheu, criteriosamente, seus homenageados. E você, Larissa Velano, jamais poderia ficar de fora. Parabéns!”



Maria Lúcia Ribeiro e Carlos Mosconi: “Parabéns, Larissa! Você é merecedora e nos deixa orgulhosos! Grande abraço.”



Christine Cambraia Franco Lepper: “Parabéns pela honrosa e merecida medalha! Muito orgulho de você!”



Professor Fiorini: “Vejam só, minha ex-aluna brilhando mais a cada dia, merecidamente. Receba meus efusivos parabéns e um forte abraço.”



Dimas Messias de Carvalho: “Parabéns Larissa Velano, muito merecido pelo que você faz pelo ensino da medicina e atendimento à população, continuando o legado de seu pai.”



Rosa Malena Delbone: “Mérito reconhecido por sua trajetória de investimento e defesa por uma educação médica de qualidade. Parabéns!”



Mário Sérgio Oliveira Swerts: “Dra. Larissa Velano, merecida e justa homenagem a quem gere com eficiência dois cursos de medicina que semestralmente formam profissionais médicos com o DNA da qualidade de ensino UNIFENAS. Parabéns!”



Dr. Galileu Costa Filho: “Parabéns por receber homenagem da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Ser valorizada é um belo gesto de gratidão.”



Dr. Raimundo Célio Pedreira: “Cara Larissa Velano. Imagino o riso de felicidade na face do Professor Edson Velano no dia que você recebe esta homenagem. Larissa, fui simplesmente um aluno que passou pela Unifenas, mas que teve a graça de formar na primeira turma. Eu digo graça pelo fato de poder conhecer um homem erguendo um sonho passo a passo, com firmeza e retidão. Antes, porém, eu trabalhei na Rádio Atenas e Rádio Universitária, e tocava violão com o Prof. Fiorini e ‘Seu’ Geraldo nos dias de seresta no Rancho. Eu, um simples estudante de fora a mais em Alfenas, recebia respeito e admiração de um homem que fazia de uma escola ainda pequena o caminho certo daquela que seria uma das maiores do país. Vi cada tijolo sendo posto no Hospital Alzira Velano, vi sonhos se tornando realidade viva ao meu redor. Vi cada dia de luta do Prof. Edson e do Prof. Adelino - com todos os médicos juntos. E vi você, ainda criança, ouvindo a Tuna Universitária, na sala de sua casa, sendo recebida com horas pelo seu pai. Não tenho dúvida que você viu muito mais que eu, que você recebeu cada ensinamento e cada olhar do professor Edson Velano. Você merece sim esta e muitas outras homenagens. Da minha parte admiro-a por seguir o caminho do Prof. Edson e deixo um abraço à sua mãe - com igual admiração.”