22 de junho de 2018

Júri Simulado coloca em prática o conhecimento acadêmico

Simulação ocorreu no câmpus da UNIFENAS

O poder do convencimento colocado em prática. Alunos do curso de Direito da UNIFENAS assumiram os papéis de juízes, promotores, advogados de defesa, escrivães, agentes penitenciários e júris populares em dois júris simulados, que ocorreram no câmpus de Alfenas. As simulações foram realizadas pela turma do diurno e pela turma do noturno.

Após exaustivo estudo de um processo real ao longo do semestre, os acadêmicos dos 7º períodos assumiram seus respectivos lugares na Sala do Júri e expuseram suas teses de acusação e defesa. Sob a supervisão da professora Ana Carla Tavares, responsável pela disciplina de Processo Penal, promotores e advogados de defesa tentaram convencer os júris populares, formados por acadêmicos dos 1º períodos acerca de suas convicções.

“O júri nada mais é do que a submissão de alguém que cometeu um ilícito a julgamento pelo povo. Então, o juiz natural do tribunal do júri é o povo! Nessa simulação conseguimos trazer isso, porque os jurados são alunos que ainda não têm o conhecimento muito grande da matéria e eles acabam julgando como um leigo comum. Então, terão que ser convencidos quanto à tese a ser acatada”, disse a professora.

Ela destacou que o processo foi o mesmo para as duas turmas. O motivo é que desta forma é possível verificar o modo de atuação e até mesmo o resultado de cada julgamento. A proposta dos júris simulados “é integrar os acadêmicos à realidade do que ocorre na prática. É poder trazer o contexto do que realmente acontecerá na vida profissional deles”, afirmou a docente.