Notícias

22 de junho de 2018

1º Fórum de Extensão e Mostra Artística em Poços de Caldas


Everton Marques
Ampliar foto
Autoridades acadêmicas, políticas e representantes de instituições que apoiaram os projetos de extensão da UNIFENAS

Exibição em vídeos, exposição virtual, apresentação de coral ao vivo. O 1º Fórum de Extensão & 1ª Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS, câmpus de Poços de Caldas, emocionou o público formado por universitários, professores e autoridades do município. Homenagens, palestra e exposição de projetos de extensão fizeram parte da programação dos eventos ocorridos no dia 16 de junho.

As apresentações da mostra foram realizadas pelos indutores culturais da cidade que atuam em áreas como literatura, imprensa, artes plásticas, música, turismo, folclore e educação. Todos receberam homenagens da Universidade. O Dr. Carlos Mosconi, ex-secretário municipal de saúde de Poços de Caldas, elogiou as homenagens prestadas: “A UNIFENAS mostrou o que poucas vezes vi em Poços de Caldas, portanto é uma instituição como a UNIFENAS que fez isto, os aspectos, a riqueza cultural, o patrimônio cultural da cidade e a riqueza cultural que nós temos aqui, que é uma coisa simplesmente fantástica. Então, a UNIFENAS está de parabéns, pois é uma Universidade que mostra todo seu potencial, toda sua condição e toda sua importância para nossa cidade, para nossa região”.

Instituições, que apoiaram a realização de projetos de extensão universitária, e a imprensa local e regional, que contribuiu para a divulgação destas ações, também foram homenageadas. Foram iniciativas que, por meio de parcerias, beneficiaram a população. “Importante para a gente ter uma instituição como a UNIFENAS abrindo esse caminho e mostrando, dando exemplo, para que outras instituições participem, ajudem e sejam realmente parte integrante da sociedade. Não simplesmente fazendo seu papel profissional e sim fazendo também o seu papel social, que é fundamental”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.

Ana Paula Bernardes, supervisora do câmpus e coordenadora do curso de Estética e Cosmética de Poços de Caldas, também falou sobre a importância da parceria para extensão universitária. “Como a gente está agora apresentando o Fórum de Extensão, as atividades, os projetos realizados, a gente mostra tudo aquilo ali como pode ser feito de uma maneira cientifica, acadêmica. Isto traz muito orgulho para as pessoas que acabaram participando de uma maneira ou de outra. Então, a gente fica muito feliz com todas as parcerias e projetos, e os alunos, de maneira geral, inseridos neste contexto.”

Dos projetos de extensão desenvolvidos, quatro foram expostos na forma oral, e seis na forma de pôsteres. O Professor Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, destacou que o Fórum atingiu sua proposta de se aproximar ainda mais da comunidade que produz cultura, eventos e da imprensa. “Nós temos aqui praticamente toda imprensa da cidade e da região, participando deste evento conosco, mostrando o que a Universidade está fazendo para toda a comunidade de Poços de Caldas e região. Então, foi um momento muito importante de integração.”



Outras atividades



O Fórum de Extensão e a Mostra Artística e Cultural do câmpus de Poços de Caldas contou ainda com a apresentação de banners da disciplina de mídias sociais e recursos audiovisuais dos cursos de Estética e Cosmética de Alfenas e Poços. Moacir Carvalho Dias, da Fazenda Irarema, foi convidado a proferir palestra sobre os benefícios de se produzir azeite e, inclusive, seu uso na produção de óleos essenciais e sabonete. “Lá na fazenda nós temos essa parte também e foi legal porque houve muitas perguntas e chamou a atenção delas”, disse Moacir ao se referir à sua fala dirigida às alunas do curso de Estética.

Quem prestigiou os eventos pôde também apreciar a exposição de painéis do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Os painéis revelam parte da história da cidade em fotografias e mostram a chegada de pessoas e empresas que ajudaram alavancar o turismo, a cultura, a arte, a educação, o compromisso social, a indústria, a estância balneária e o comércio do município.