13 de julho de 2018

Espaço Formatura (Medicina 6-7-2018)

Enfim Médicos: 26ª turma da UNIFENAS recebe seu diploma

Conselho Universitário e a 26ª Turma de Medicina

Na presença do Conselho Universitário da UNIFENAS, professores, familiares e convidados, 62 formandos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, receberam os seus diplomas. A solenidade ocorreu no dia 6 de julho e foi presidida pela reitora, Professora Maria do Rosário Araújo Velano.

Eles chegaram à UNIFENAS com a meta de se tornarem médicos. “Deixamos nosso estados de origem, nossas certezas, o calor do abraço dos amigos e familiares para irmos em busca de um sonho”, disse a oradora Marian Baccan Miranda.

Seis anos de estudos, este foi o tempo necessário para que a 26ª Turma de Medicina, que recebeu o nome de Turma Virgínio Cândido Tosta de Souza, chegasse até a solenidade de colação de grau e rendesse homenagens aos gestores, colaboradores da instituição e, principalmente, aos seus mestres. “Mais que professores, foram arautos da boa Medicina e nos despertaram para o conhecimento que vai além de livros e artigos, nos dando lições de amor à profissão e ao próximo”, diria a formanda Marília Mendes de Oliveira.

Em cada olhar, em cada gesto, em cada palavra era nítida a felicidade dos formandos. Alegria compartilhada por cada um dos presentes à colação, que confiam que os novos médicos serão profissionais diferenciados. A professora Márcia de Freitas Godinho, paraninfa da turma, aconselhou: “Nós vivemos no século da criatividade e da pró-atividade. Sejam agentes modificadores no lugar onde vocês estejam”. E a Dra. Larissa Araújo Velano Dozza, pró-reitora Administrativo-financeira destacou: “Estamos colocando no mercado um médico qualificado, um médico generalista competente, mas, acima de tudo, um médico humano, um médico que, diante de um pronto-socorro, vai saber resolver e elucidar qualquer caso, sabendo encaminhá-lo, quando não for de competência dele”.

Receber o diploma foi para eles uma conquista em meio tantas outras que ainda estão por vir. “Eu tenho certeza de que meus familiares estão muito orgulhosos e isto também me deixa ainda mais feliz. E agora é seguir a profissão buscando fazer sempre o melhor”, disse a formanda Lays Rodrigues de Freitas Soares. Seu colega Lucas Rodrigues Laudares Costa também destacou a sua felicidade: “Minha mãe se formou na primeira turma aqui e para mim é um orgulho. Sou o terceiro da minha família formado aqui. Tenho muito orgulho da instituição.

Formados, eles deixam a Universidade, mas a Universidade não os deixará, pois como disseram: na UNIFENAS constituíram uma nova família. Uma união verdadeira que, no final da solenidade, foi selada com a presença da Bateria Bicuda, da Atlética da Medicina, que por anos os acompanhou nos momentos de lazer e competições esportivas. “A Bicuda representa uma família, a família Medicina Alfenas. A gente chega aqui, a gente que é de fora, constrói uma família, que é linda, que é maravilhosa. E a gente cresce cada dia, a cada ano com essa família. Isso é um momento muito emocionante para a gente”, afirmou o formando Miguel Dantas Moreira.

Homenageados

Na solenidade foram homenageados os seguintes gestores e professores: Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, reitora; Dra. Larissa Araújo Velano Dozza, pró-reitora administrativo-financeira; Prof. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico e diretor de pesquisa e pós-graduação; Profa. Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, diretora de graduação; Prof. Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários; Profa. Annie Beatriz de Carvalho, coordenadora do curso de Medicina; Profa. Luisa Barbosa Messora, coordenadora adjunta do curso de Medicina; Prof. Roberto Salvador de Souza Guimarães, diretor clínico do Hospital Universitário Alzira Velano; Prof. Luiz Carlos de Andrade, patrono dos formandos; Profa. Márcia de Freitas Godinho, paraninfa dos formandos; Prof. Virgínio Cândido Tosta de Souza, nome de Turma; Profa. Merilza Rodrigues, coordenadora da ginecologia e obstetrícia do curso de Medicina; Prof. Carlos Eduardo Engel Velano; Prof. Denis Claudino Silva; Prof. Francisco Roberto Lello dos Santos; Profa. Gérsika Bitencourt Santos Barros; Prof. José Ronaldo Alves; Prof. Luiz Henrique de Souza Pinto; Prof. Robson Eugenio da Silva; e a colaboradora Sílvia Selênia de Souza Nami.

Formandos da 26ª Turma:

1-Aline Batista Lopes - Curitiba - PR