12 de setembro de 2018

Alunas de Direito fazem intercâmbio em Portugal

Ludmila e Ana Carolina em Portugal, usando trajes acadêmicos da Universidade de Coimbra. Segundo elas, os alunos de direito vestem o traje para os eventos estudantis ou quando estão no último ano do curso

Duas alunas do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, foram contempladas com uma bolsa para fazer um intercâmbio em Portugal, no período de fevereiro a agosto de 2018. A viagem foi possível graças a uma parceria entre a UNIFENAS e o Banco Santander.

Ana Carolina Nunes e Ludmila Brandão relatam que os objetivos principais do intercâmbio são a troca de experiências entre pessoas de diversas partes do mundo, entre culturas, entre as formas de ensino e recursos utilizados pelos mestres das mais variadas áreas do conhecimento jurídico. Durante o período de seis meses, elas ficavam o período da manhã e tarde na universidade e à noite participavam dos eventos universitários na cidade, como, por exemplo, teatros, espetáculos musicais de fado universitário e encontros estudantis. “Nas horas vagas, conhecemos várias cidades de Portugal e suas culturas locais, assim como conhecemos outros países, como Espanha e Marrocos”.

Para as acadêmicas, a viagem foi uma oportunidade única e superou todas as suas expectativas. “Aprendemos muito do nosso curso e contribuiu com nosso desenvolvimento pessoal e nos permitiu crescer como indivíduos nessa sociedade multicultural. Fomos muito bem recebidas pelos portugueses e pela equipe da Universidade de Coimbra. Conhecemos pessoas de várias regiões do Brasil e que estavam na mesma situação de intercâmbio que nós. Alunos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Piauí, Goiás e muitos outros. Em geral, agradecemos o privilégio de cursar seis meses em uma das melhores universidades do mundo, considerada patrimônio mundial e ter tido essa experiência que levaremos para sempre”.

Parceria

A UNIFENAS, em parceira com o Banco Santander, lançou em 2017, o edital para Bolsas-Ibero Americanas para implementação de duas bolsas no valor de 3.000,00 euros, para alunos de graduação realizarem o intercâmbio de até um semestre nos seguintes países: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. Quando Ana Carolina e Ludmila foram contempladas, escolheram a Universidade do Porto, em Portugal.

Em 2018, continuando com a parceria já estabelecida, um novo Edital foi lançado para a implementação de mais duas bolsas de intercâmbio nestes mesmos países, com inscrições até 12 de setembro de 2018. No site http://www.unifenas.br/pesquisa/2018/bolsaiberoamericana/ , há link para o edital de seleção, para o site do Santander, por meio do qual é realizada a inscrição e para os princípios gerais que regulamentam o programa.