9 de outubro de 2018

Ciclo de palestras aborda diversas áreas do Direito

Rosângela Fressato
Professora Ana Paula e a palestrante Lilian Magalhães

“Carreiras Jurídicas” é o nome do ciclo de palestras que o Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, está promovendo a seus alunos, principalmente para os do 7º período em diante.

O projeto teve início no dia 29 de agosto com a fala da defensora pública da comarca de Alfenas e egressa da Universidade, Lilian Almeida Magalhães Cruz. Em sua abordagem, ela explicou sua carreira profissional desde sua formatura em janeiro de 1997. Em seguida, estudou durante seis meses para concursos públicos e foi selecionada em setembro do mesmo ano. “Estudei por pouco tempo, mas a graduação na UNIFENAS me ajudou bastante”.

Até hoje Lilian atua como defensora pública. Em sua opinião, apesar de ser uma área de muito trabalho, nem sempre o ofício é reconhecido, principalmente pelos assistidos, “porque existe ainda aquele estereótipo de que o que é gratuito, o servidor público, o ‘advogado do estado’ não fará um bom atendimento, já que ele vai receber no final do mês, fazendo ou não”. Entretanto, segundo ela, a realidade não é assim, até porque há uma corregedoria muito séria que fiscaliza todo o trabalho exercido.

De acordo com a defensora, permanece na carreira quem realmente é vocacionado, porque, apesar de ser gratificante, é também um trabalho muito desgastante. “O lado bom é poder ajudar o próximo, minimizar as diferenças entre as classes e possibilitar o acesso ao judiciário, dentre outras funções. Não por acaso, o defensor público é conhecido como ‘agente de transformação social’”.

Egressos de sucesso

A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, professora Ana Paula Barroso Salles Paiva Prado, ressalta que o objetivo deste projeto é trazer egressos da instituição que se destacam para que os acadêmicos conheçam, a partir da formatura, tudo aquilo que o Direito proporciona “e também é uma oportunidade para eles se identificarem com alguma das áreas”.