9 de outubro de 2018

5º Simpósio da Liga de Saúde Mental

Rosângela Fressato
Membros da Liga e o psicólogo Samuel Bueno (de óculos, ao centro)

De forma dinâmica e descontraída, o psicólogo Samuel Bueno falou sobre a saúde mental do estudante de Medicina durante o 5º Simpósio da Liga de Saúde Mental, dos cursos de Medicina e de Psicologia, câmpus de Alfenas. Ainda no evento, o psiquiatra Paulo Baisi abordou o tema “O médico, a medicina e a Síndrome de Burnout”.

A presidente da Liga, Carolina kobbaz Ferraresso, e o vice-presidente, Ellyson Gustavo de Oliveira Vilela, comentam que, como setembro é o mês da campanha mundial de prevenção ao suicídio, a Liga trouxe assuntos relacionados a este tema para serem debatidos com os estudantes. “Nosso objetivo é discutir sobre o suicídio de alunos de Medicina, fato que está ocorrendo em grande número, desde o ano passado”, conta Carolina.

Ellyson esclarece que a Síndrome de Burnout está relacionada ao stress no trabalho, em qualquer área, e é muito frequente nos profissionais de saúde que vivem no ambiente de hospital. “É vista também no meio acadêmico de Medicina, devido às constantes cobranças, por isso, a importância deste tema”.