9 de outubro de 2018

Jornada de Ligas debate medicamentos em idosos

Rosângela Fressato
Palestrante Francisco Lelo entre os acadêmicos Luiz Fernando, presidente da Liga de Nefrologia; Ana Beatriz Gibaile Freitas de Mattos, presidente da Liga de Farmacologia e Terapêutica; e Andressa Van Der Heijde Fonseca, presidente da Liga de Geriatria e Gerontologia

O uso inadequado de medicamentos em idosos pode trazer graves consequências aos rins dos pacientes. Para debater sobre esse assunto, foi promovida a 1ª Jornada das Ligas de Farmacologia e Terapêutica, Geriatria e Gerontologia e de Nefrologia, todas do curso de Medicina, que reuniu alunos da área da saúde da UNIFENAS e da UNIFAL.

A programação do encontro foi composta pelas palestras “Medicamentos potencialmente inapropriados para idosos” – Dr. Tiago Marques dos Reis; e “Sinais e sintomas, diagnóstico e conduta de nefrotoxicidade” – Dr. Francisco Lelo.

Luiz Fernando Miranda Almeida, presidente da Liga de Nefrologia, explica que o tema da Jornada é Nefrotoxicidade, que significa os efeitos tóxicos nos rins pelo consumo inadequado de certos medicamentos. “A Liga de Farmacologia vai abordar os fármacos nefrotóxicos; a Liga de Nefrologia vai explicar como estes fármacos afetam o rim; e a Liga de Geriatria participa também porque são os idosos os maiores usuários de remédios”.

O aluno observa que a porcentagem de nefropatias medicamentosas na população é bem maior em idosos. “É importante as pessoas saberem que o uso indiscriminado de remédios vai prejudicar o seu rim”.