9 de outubro de 2018

Panfletagem orienta população quanto aos riscos de acidente no trânsito

Representantes do curso de Psicologia presentes à ação

“Não tenha pressa, tenha cuidado”. Este e outros dizeres fizeram parte de dicas transmitidas por alunos do 10º período do curso de Psicologia da UNIFENAS, na campanha “Nós Somos o Trânsito”. Uma frase curta, mas capaz de conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de como se portar no trânsito. A campanha foi desenvolvida ao lado da Polícia Militar, do Consepa (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e dos colaboradores da GBS, empresa prestadora de serviço da CEMIG, no dia 25 de setembro, e ocorreu dentro da programação da Semana do Trânsito de Alfenas.

Na Praça Getúlio Vargas, pedestres receberam panfletos, assim como motoristas que passaram pela blitz educativa. Um dos folhetos distribuídos trazia o dado de que a taxa total de 23 mortes em acidentes de trânsito, por 100 mil habitantes, coloca o Brasil na quarta posição entre 101 países. Um número preocupante e que torna necessária constantes ações de conscientização da população. “É muito legal estar desenvolvendo esta atividade aqui na praça, de conscientização, porque a gente sabe que o trânsito só muda quando a gente muda”, disse Maísa Amélia Freire, aluna do curso de Psicologia.

A participação de estudantes de Psicologia na campanha ocorreu por meio das atividades integradoras do curso e em breve esta ação se tornará parte do projeto de extensão “Psicologia no Trânsito”. Ele será desenvolvido ao longo do ano todo, com dicas e orientações em escolas, em empresas e para a comunidade em geral. “O comportamento humano é fortemente associado aos acidentes no trânsito. Por isso, a importância da Psicologia nessa área”, afirmou a professora Vanessa de Sousa, responsável pela atividade integradora do 10º período.

Paralelo à ação na praça, os alunos de Psicologia da UNIFENAS também produziram um vídeo que chama a atenção para o cuidado no trânsito. Com o roteiro e direção de Bruno Souza, o vídeo faz referência à família, a sonhos que podem ser interrompidos por uma direção sem responsabilidade. A produção contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Alfenas. O vídeo está disponível na internet, no link https://youtu.be/ux7Jq8j1hzY.